CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DE ESPANHOL FRENTE À MIGRAÇÃO VENEZUELANA EM XXX – XXX

Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Saberes Docentes. Migração Venezuelana.

Resumo

Neste artigo, problematizam-se dados de uma pesquisa que objetivou compreender como a profissionalidade dos professores de Língua Espanhola do Ensino Fundamental influencia as práticas destes e de que maneira esta se articula aos saberes docentes frente à migração venezuelana. A investigação, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas semiestruturadas para a produção de dados, que foram estudados por meio de análise temática. Como resultados, aponta-se que os conflitos emergentes do contexto da migração venezuelana exigiram do professor competências e saberes que ultrapassaram a formação inicial e adentraram no exercício de sua profissão. Constata-se, com isso, que a profissionalidade se constitui e articula-se com base em saberes provenientes dos processos formativos institucionalizados e, também, de outras experiências. No contexto da migração venezuelana, esse processo desenvolve-se mediante a prática reflexiva docente, evidenciando o lugar de fala do professor, preenchido por suas subjetividades, percepções e interpretações ante as demandas, experiências e lugares em que atua.

Biografia do Autor

Jennifer Barbosa Barros, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).Graduada em Letras – Espanhol e Literaturas Hispânicas pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).Educadora social no Instituto Pirilampos – Grupo de Visitas e Ações Voluntárias de Roraima junto ao Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade de Brasília (UnB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0437894322830052. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0752-120X. E-mail: jessica.almeida@unb.br

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Publicado
2023-02-27