DA DISCIPLINA À PALAVRA: A PSICANÁLISE NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM ADOLESCENTES NO CONSELHO TUTELAR

Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Adolescência. Conselho Tutelar. Escola.

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi pensar e problematizar a atuação do psicólogo no Conselho Tutelar a partir de uma interlocução entre a psicanálise, a educação e a justiça. A pesquisa foi motivada pelas demandas que se apresentam a este profissional, visando subsidiar as ações executadas pelos conselheiros tutelares, sendo muitas vezes convocado para uma atuação pericial ou fiscalizadora. Visa discutir e pensar sobre o risco da burocratização dessa função, que pode corroborar a medicalização e a judicialização de conflitos que se apresentam entre adolescentes e escola, trazendo vinhetas de um caso acompanhado em pesquisa-intervenção orientada pela psicanálise. Propõe que o psicólogo possa operar uma escuta sobre as demandas que lhe chegam, com destaque para os casos de adolescentes encaminhados pela escola ao Conselho Tutelar, que possa incidir sobre o sujeito adolescente em questão com efeitos sobre os impasses no diálogo entre ambas as instituições.

Biografia do Autor

Géssica da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação (UFF). Graduada em Psicologia (UFF).

Luciana Gageiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia pela PUC-Rio. Graduada em Psicologia pela PUC-Rio. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro dos PPG em Psicologia (UFF) e coordenadora do LAPSE (UFF).

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Publicado
2024-04-22