OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DE UM CURSO TECNOLÓGICO E OUTRO DE LICENCIATURA
Resumo
O artigo foi resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO em Porto Nacional, com um grupo de professores que atuam no ensino superior, em que o objetivo do estudo foi analisar acerca da situação profissional dos docentes e os desafios desses em sua prática educativa. Especificamente os docentes que atuam nos dois cursos superiores ofertados pela instituição, sendo tecnologia em logística e licenciatura em computação. A pesquisa foi realizada entre o período de outubro a dezembro de 2016 e para tanto, utilizou-se a aplicação de questionário para obtenção dos dados. Alguns dos desafios apontados pelo grupo estudado foi a desvalorização do profissional da educação, ausência de formação pedagógica e didática, desinteresse dos alunos pelas aulas, dificuldade de escrita dos acadêmicos, conhecimentos básicos muito superficiais. Foi possível concluir que o perfil profissional desses docentes, é de profissionais satisfeitos com a carreira e, que os desafios dos professores dessa instituição se relacionam a prática pedagógica e educativa, aspecto que exige a interação professor-aluno-sistema escolar.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).