NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FOCADA NA GAMIFICAÇÃO

Palavras-chave: Gamificação. Novas Tecnologias Digitais. Dispositivos e Aplicativos Móveis. Capacitação Docente.

Resumo

Buscando analisar reflexões de diferentes autores a respeito da gamificação, realizou- se esta pesquisa, através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender contribuições da gamificação como estratégia de ensino na prática docente. Atualmente os estudantes estão cada vez mais inseridos no mundo e cultura digital, através de dispositivos e aplicativos móveis conectados à internet, necessitando de aulas que estimulem seu interesse escolar de forma envolvente e motivadora e aprimorando sua capacidade de pensar para a resolução de problemas e a criticidade. Todavia, para que o educador possa contar com esse suporte tecnológico, faz-se necessário que tenha como recurso para aperfeiçoamento de sua prática docente a participação em capacitações tecnológicas que viabilizem e o preparem para o uso das novas tecnologias digitais em seu cotidiano. As estratégias de ensino/aprendizagem gamificadas podem possibilitar o encantamento pedagógico discente, aumentando a participação e a atenção dos educandos durante os processos de ensino e construindo, de forma colaborativa, aprendizagens significativas capazes de levar os alunos a maiores níveis de desenvolvimento cognitivo, desde que bem aplicadas. Dessa forma, é possível potencializar a práxis pedagógica e permitir o alcance dos objetivos esperados, superando as expectativas qualitativas da aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Paula Niza da Silva, Universidade UniCarioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de São Paulo (UNICID). Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói. 

Marcos Antonio Silva, Universidade UniCarioca

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca. 

Victor Gonçalves Glória Freitas, Universidade UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear ( COPPE/UFRJ). Mestre em Ciências Nucleares (IEN/CNEN). Graduado em Física (UFF/RJ). Professor/pesquisador adjunto dos cursos de engenharia, professor permanente do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).  Responsável pelo grupo de pesquisa no mestrado em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD. 

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Publicado
2023-02-06