ANÁLISE SOBRE A ATUAL CONJUNTURA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Sistema de Avaliação. Ensino/aprendizagem. Ensino Superior.

Resumo

Não é recente a discussão sobre avaliação da aprendizagem nas instituições de ensino, principalmente no que tange os métodos utilizados para a sua realização. Assim sendo, recaindo em face às circunstâncias globais do sistema de ensino e modo de aprendizado, a avaliação tem a capacidade de proporcionar a instituição de conhecimentos acerca dos métodos de avaliativos, conteúdos pedagógicos, dados ligados ao desenvolvimento, desempenho, participação e, bem como, das transformações comportamentais dos educandos ao longo do aprendizado. Desta forma, não se tornando mais cabível ter a ideia de que o único a ser avaliado será o educando e o seu desenvolvimento cognitivo. Sendo que a aprendizagem se dá, principalmente, pelo compartilhamento de ideias e de informações entre professor e aluno, de forma integral. Não podendo, desta forma, a avaliação ser considerada tão somente como um sistema de aprovação ou reprovação dos educandos. Devendo a mesma ser considerada como um processo de qualificação do aprendizado vivido, funcionando como tática para a elaboração de um planejamento mais eficaz e de uma organização mais precisa das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos educadores. Desta forma, o presente artigo vem a tratar da avaliação da aprendizagem no ensino superior. Tendo como objetivo principal analisar os métodos utilizados atualmente para o desenvolvimento da avaliação e, bem como a sua importância para o ensino. No que tange aos métodos metodológicos foram utilizadas a metodologia de revisão bibliográfica, que possibilita compreender as pesquisas existentes, bem como obter conclusões a partir do tema proposto. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si.

Biografia do Autor

Jeferson Morais da Costa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professor Universitário II da mesma instituição no Campus Palmas - Colegiado do curso de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelo de negócios, inovação,engenharia de software, startup, propriedade intelectual e canvas.

Rachel Bernardes de Lima, UniCatólica do Tocantins

Doutoranda em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Mestra em Educação. Professora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação “Processos educacionais Inovadores”, do UniCatólica.

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes. MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v.39, n.2, maio/agosto de 2013.
BLOOM, B. S. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. Tradução Lilian Rochlitz Quintão e outros. São Paulo: Pioneira, 1983.
CHAVES, Sandramara. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. São Paulo: USP, 2003.
CONSOLARO, A. O “ser” professor: arte e ciência no ensinar e aprender. 4. ed. – Maringá: Dental Press, 2005.
DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
DILIGENTI, Marcos Pereira. Avaliação participativa no ensino superior e profissionalizante. Porto Alegre: Mediação, 2003.
ESTEBAM, Maria Teresa; GARCIA, Regina Leite; BARRIGA, Angel Diaz; AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
FREIRE, Paulo. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LUCKESI, Cipriano. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. Porto Alegre: Premier, 2003.
MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. 2. ed. Porto Alegre: Premier, 2004.
OLIVEIRA, M. G.; PONTES, L. Metodologia ativa no processo de aprendizado do
conceito de cuidar: um relato de experiência. X Congresso Nacional de Educação –EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: Acessado em 28 de Abr. de 2021.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Trad. Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SILVA, Maria Cecília A. Psicopedagogia em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2007.
VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação. Brasília: Líber-Livros, 2005.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico-universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, Ilma Passos; NAVES, Marisa. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marim, 2005.
Publicado
2022-11-21