A MIGRAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS PARA SÍNCRONAS ONLINE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE MESTRADO

Palavras-chave: Aprendizagem Online. Percepção Discente. Mestrado.

Resumo

Considerando o novo cenário brasileiro de uso de tecnologia que envolve interação síncrona, esta pesquisa investiga as percepções dos alunos sobre o processo ensino/aprendizagem no cenário das aulas remotas. Os participantes são 39 alunos de três turmas de mestrado profissional de uma universidade privada do sul do Brasil. A coleta de dados foi feita com um questionário online. Dentre os resultados da investigação, os dados revelam que os participantes percebem que eles aumentaram o grau de familiaridade deles com as ferramentas utilizadas nas aulas síncronas online no decorrer do semestre. Além disso, eles percebem a importância da corresponsabilidade do aluno e professor para o sucesso das aulas. Espera-se que estes e os demais resultados sirvam para fomentar a discussão sobre metodologias de ensino e o novo papel do professor neste cenário recente, e para elaborar cursos de capacitação de professores que abarquem tais assuntos.

Biografia do Autor

Kátia Muck, Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST)

Doutora em Inglês - Estudos da Linguagem (UFSC). Mestre em Língua Inglesa - Linguística Aplicada (UFSC). Professora no Mestrado Profissional em Práticas Transculturais do Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST). 

Inês Staub Araldi, Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST)

Pós-doutorado (UFPR). Doutorado em Teoria Literária (UFSC). Mestrado em Ciências da Linguagem (UNISUL). Professora e pesquisadora do Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST), no curso de Mestrado em Práticas Transculturais. 

Soeli Staub Zembruski, Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST)

Pós-doutorado (UFPR). Doutora e Mestre em Estudos da Tradução (UFSC). Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. Graduada em Letras Português-Inglês. Professora efetiva da SED-SC. Professora permanente no mestrado em Práticas Transculturais (UNIFACVEST). 

Referências

BORGES, D. F; ARAÚJO, M. A. D. Alfabetização Digital: novo desafio para a inclusão no mundo do trabalho Revista INTERFACE - Edição Especial "Políticas Públicas e Sustentabilidade", v. 3, n. 2, p. 149-161, 2006. Disponível em: https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/interface/article/view/9 Acesso em: 15 out. 2022.

CALADINE, R. A short History of Learning Technologies. Enhancing e-leaning with media-rich content and interactions. e-book: IGI Global, 2008.

CAMPBELL, A. J. Let the Data Speak: Using Rigour to Extract Vitality from Qualitative Data. The Electronic Journal of Business Research Methods, 18(1), pp. 1-15, 2020. Disponível em: www.ejbrm.com Acesso em 15 out. 2022.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Org. César Coll e Carles Monereo. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Ubiquitous Learning: An Agenda for Educational Transformation. In: Ubiquitous Learning, ed. Bill Cope & Mary Kalantzis. Urbana, Chicago: University of Illinois Press, 2009.

DABBASGH, N. Pedagogical models for e-learning: A theory- based design framework. International Journal of Technology in Teaching and Learning, 2005, 1(1), 20. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/252514924_Pedagogical_Models_for_E-Learning_A_Theory-Based_Design_Framework Acesso em 12 jul 2020.

DELLAGNELO, A. C. K.; MUCK, K. E.; ABREU, B.B. Reflexões acerca das demandas dos alunos relativas às práticas pedagógicas em uma disciplina do EaD: particularizando a autonomia. In: IV SEPEaD Seminário de Pesquisa em EAD Desafios para o futuro da EaD, 2012, Florianópolis. Anais do IV SEPEaD, 2012. p. 201-207. Disponível em: https://ead.ufsc.br/seminario2012/files/2012/04/Anais-vers%C3%A3opreliminar-.pdf Acesso em 15 Out 2022.

FORMIGA, M. (2011). Panorama Nacional e Internacional de Educação Aberta e a Distância. Rede EAD Senac. Curso de Especialização em Educação a Distância 2011.

GEE, J. P. Situated language and learning: a critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.

KALANTZIS, M.; COPE, B. New Learning: Elements of a science of education. 2. ed. Sydney: Cambridge University Press, 2012.

LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. de S. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415 Acesso em: 19 oct. 2022.

MARTINS, B. A.; RANGNI, R. de A. A COVID-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e140720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1407. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407 Acesso em: 15 out. 2022.

MUCK, K.; KLUGE, D. C. Language teacher professional education: The role of peer-to-peer learning in online environments. International Journal for Innovation Education and Research, v. 9, n. 4, pp. 304–317, 2021. DOI: 10.31686/ijier.vol9.iss4.3059. Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/article/view/3059 Acesso em: 10 jan. 2022.

PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e152520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1525. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1525 .Acesso em: 19 out. 2022.

PIMENTA, J. S.; BRENHA ABREU DOS SANTOS, P. .; DE BRITO DANTAS, B. R.; CARVALHO SOUZA BESSA, C. . Educação em tempos de pandemia: desafios, reflexões, aprendizagens e perspectivas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e141320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1413. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1413 .Acesso em: 19 out. 2022.

VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. de M.; ALVES, G. Q. Higher education in a time of pandemic: what now, professor? Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e146920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1469. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1469 .Acesso em: 20 set. 2022.
Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos