SUJEITOS DA RESISTÊNCIA APESAR DE... POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE APAGAMENTO E CONTROLE

Palavras-chave: Currículos. Gêneros. Interseccionalidade. BNCC.

Resumo

Discussões de gêneros, sexualidades, raça e etnia, dentre outras que dizem sobre grupos historicamente marginalizados, têm ganhado destaque em cenários políticos, ao passo que estratégias para apagar lutas já travadas, podem ser identificadas em discursos que circulam em diversos espaços. O foco, aqui, é a Base Nacional Comum Curricular, o Documento Curricular do Rio Grande do Norte para o ensino fundamental e pesquisas acerca de artefatos culturais não escolares. A análise do discurso de inspiração foucaultiana é central. O argumento é que apagamentos identificados nos documentos conflitam com a produção de sujeitos da resistência que subvertem a tentativa de controle de seus modos de vida.

Biografia do Autor

Vândiner Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RG. Graduação em Pedagogia pela UFMG). Especialista em Saneamento Ambiental pelo CEFET-MG. Professora adjunta no curso de Pedagogia UFRN no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação. 

Thalita Cristina Barroca da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora de Geografia da rede privada de ensino, mestra no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Pós-graduanda na especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN.

Laissa Christina Cavalcante Arruda Marinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Profissional de Educação Física, graduanda em Pedagogia. Professora Educação Física da rede privada de ensino. Mestra no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.

Zilana Teixeira Marcelino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pedagoga. Professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em educação no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.

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Publicado
2023-03-15