CIDADANIA PLANETÁRIA NOS SONS DOS POVOS INDÍGENAS DO CEARÁ: ARRANJOS MUSICAIS POLIFÔNICOS ESCRITOS PARA CORAL
Resumo
O artigo apresenta os aspectos relativos ao estudo dos contextos culturais e manifestações musicais de cinco povos indígenas do Ceará, que farão parte integrante do repertório do Coral do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo da inclusão do ensino musical indígena nas atividades do Coral é articular de modo transversal e transdisciplinar a música como instrumento de formação integral. Na fundamentação teórica, um dos autores mais discutidos foi o sociólogo Boaventura de Sousa, que afirma existir uma linha abissal entre o conhecimento científico, dito como único verdadeiro por ser comprovado através de métodos e experimentos, e o conhecimento popular dos indígenas e camponeses, não aceito pela comunidade científica, mas que, através de séculos manteve-se resguardado oralmente. A metodologia utilizada foi a Pesquisa–ação, a qual vislumbra tanto a prática vivida, a experiência de vida, quanto a investigação acadêmica e seus processos comprobatórios.
Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
COHN, C. Culturas em Transformações: os índios e as civilizações. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FARIAS, Airton. História do Ceará. 6ª ed. rev. e ampli. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.
LACLAU, E. Emancipation(s). London: Verso, 2007.
MORAES, Silvia Elisabeth; FREIRE, Ludmila de Almeida. The University Curriculum and the Ecology of Knowledges: building a Planetary Citizenship, in Transnational Curriculum Inquiry, Vol 13, No 1. 2016.
OLIVEIRA, Acauam Silvério de. O Modelo Semiótico de Luiz Tatit e Suas Implicações na Análise da Canção Popular no Brasil: algumas considerações iniciais. Linguagem – Est. e Pesq., Catalão-GO, vol. 16, n. 2, p. 131-147, jul./dez. 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos Cebrap, 79, São Paulo, 2007.
UNIÃO EUROPÉIA, Adelco, Esplar. Situação dos povos indígenas do Ceará: Movimento Indígena do Ceará, Fortaleza, 2016.
TATIT, Luís. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.
TATIT, Luís. Semiótica da canção: música e letra. São Paulo, Escuta, 1995.
TUGNY, Rosângela Pereira de; QUEIROZ, Ruben Caixeta. Músicas Africanas e Indígenas no Brasil: Editora UFMG, Belo Horizonte, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).