CIDADANIA PLANETÁRIA NOS SONS DOS POVOS INDÍGENAS DO CEARÁ: ARRANJOS MUSICAIS POLIFÔNICOS ESCRITOS PARA CORAL

Palavras-chave: Música Indígena Cearense. Cidadania Planetária. Canto-coral. Arranjo Musical. Pesquisa-ação.

Resumo

O artigo apresenta os aspectos relativos ao estudo dos contextos culturais e manifestações musicais de cinco povos indígenas do Ceará, que farão parte integrante do repertório do Coral do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo da inclusão do ensino musical indígena nas atividades do Coral é articular de modo transversal e transdisciplinar a música como instrumento de formação integral. Na fundamentação teórica, um dos autores mais discutidos foi o sociólogo Boaventura de Sousa, que afirma existir uma linha abissal entre o conhecimento científico, dito como único verdadeiro por ser comprovado através de métodos e experimentos, e o conhecimento popular dos indígenas e camponeses, não aceito pela comunidade científica, mas que, através de séculos manteve-se resguardado oralmente. A metodologia utilizada foi a Pesquisa–ação, a qual vislumbra tanto a prática vivida, a experiência de vida, quanto a investigação acadêmica e seus processos comprobatórios.

Biografia do Autor

Ana Cléria Soares da Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. 

Silvia Elisabeth Miranda de Moraes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Referências

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos