HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERADORA PARA UM DESENVOLVIMENTO MAIS SUSTENTÁVEL

Palavras-chave: Extensão da Universidade. Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Institucionalização da Agenda 2030. Participação social.

Resumo

Este artigo objetivou examinar se a proposta de extensão da Universidade Federal do Tocantins, denominada curso “Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, tem compatibilidade com os modelos de educação como prática da liberdade e a pedagogia da autonomia defendidos pelo professor Paulo Freire, em homenagem ao seu centenário. A metodologia com abordagem qualitativa amparou-se no método hipotético-dedutivo, na pesquisa-ação e no método comparativo. O resultado evidenciou o papel da extensão universitária como ferramenta efetiva da educação democrática e libertadora na aceleração da implementação da Agenda 2030, com a formação de agentes multiplicadores. A conclusão foi de que essa ação de extensão da UFT tem estreita conexão com a proposta defendida por Freire por consistir num instrumento por meio do qual educando e educador trabalham juntos a partir da vivência do educando, da escuta e do diálogo criativo, que oportunizam novos saberes para a solução dos problemas locais.

Biografia do Autor

Maria da Vitoria Costa de Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Direito (UNRIG), Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT), Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).

Italo Schelive Correia, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).

João Aparecido Bazzoli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor associado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa.

Referências

BAZZOLI, J. A.; NUNES, S. C. L.; COSTA E SILVA, M. DA V.; VIANA, S. F. E S.; SILVA, W. C. A Extensão Universitária como indutora à cidadania: a experiência do “Nós Propomos”. Palmas – TO:EDUFT, 2017.In: CLAUDINO, S.; SOUTO, X. M.; ANGELES, M.; BAZZOLI, J.; LENILDE, R.; GENGNAGEL, C. L.; SILVA, L. A. T. B. (org.). Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2019.

______. (Palmas em foco: contradições de uma cidade planejada. Palmas: EDUFT, 2019.

EL-JARDALI, F.; ATAYA, N.; FADLALLAH, R. Changing roles of universities in the era of SDGs: rising up to the global challenge through institutionalising partnerships with governments and communities. Health Res Policy Sys, v.16, n.38, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12961-018-0318-9. Disponível em: https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12961-018-0318-9. Acesso em 28 set. 2022.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. Série Artigos, 6p. 1969. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1127. Acesso em: 28 set. 2022.

______ Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo, 1: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva & Jeanne Sawaya. 4. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF:UNESCO, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina, 8.ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003

______ A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.

NAÇÕES UNIDAS/BRASIL. ONU: próximos 18 meses são cruciais nos esforços globais para reverter os impactos da pandemia | As Nações Unidas no Brasil. [S.l.], 2011. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/134651-onu-proximos-18-meses-sao-cruciais-nos-esforcos-globais-para-reverter-os-impactos-da. Acesso em: 28 set. 2022.

PPGDR/UFT (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade Federal do Tocantins). Curso Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). In: BAZZOLI, J. A. (coord.). Plano Pedagógico. Rede ODS, Brasil. [S.l.], 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 1947. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WEITZ, N.; CARLSEN, H.; NILSSON, M.; SKÅNBERG, K. Towards systemic and contextual priority setting for implementing the 2030 Agenda. Sustainability Science, v.13, n.2, p.531-548, 2018. DOI: 10.1007/s11625-017-0470-0 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11625-017-0470-0 . Acesso em: 28 set. 2022.
Publicado
2023-11-09