A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Palavras-chave: Qualidade na Formação Acadêmica. Gestão Pública. Ensino Superior. Percepção.

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa objetivou identificar a percepção da qualidade na formação universitária de seus protagonistas com mais de três anos de vínculo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste brasileiro, por meio da técnica de completar frases. Os participantes do estudo foram organizados em três grupos: servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), servidores docentes e os discentes. Após a análise dos , foram elencadas oito categorias que auxiliaram na compreensão dos atributos da qualidade na formação universitária: 1) avaliação positiva; 2) avaliação negativa; 3) gestão acadêmica; 4) conexão com o mercado de trabalho; 5) depende de todos os envolvidos; 6) integração com a sociedade; 7) investimentos, e 8) infraestrutura. O exercício da gestão acadêmica, por meio de seus dirigentes, tem um papel fundamental na qualidade da formação universitária, visto que pode fomentar espaços nas instituições de ensino superior, para que o serviço público seja executado com excelência.

Biografia do Autor

Rita Eliana Masaro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora e pós-doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Professora/ Pesquisadora no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá – MT, Brasil. 

Alessandro Vinicius de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor/pesquisador no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá – MT, Brasil. 

Emerson José da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Gestão Pública. Graduado em Educação Física e em Administração pela UFMT. Graduando em Psicologia no Centro Universitário de Várzea Grande – MT (UNIVAG). Trabalha com capacitação e qualificação de pessoal na Secretaria de Gestão de Pessoas da UFMT.

Kelly Pellizari , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduada em Administração e Letras com especialização em Língua Portuguesa e Literatura, ambos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), lotada na Faculdade de Ciências Contábeis e Administração (FACC), campus Cuiabá – MT, Brasil.

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Publicado
2022-12-01