O PAPEL DA IDENTIDADE DE GÊNERO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIFIMES – BRASIL E NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA – ESEC/IPC – PORTUGAL
Resumo
Este texto resulta de uma investigação realizada no estágio pós-doutoral desenvolvido no período de 07/2017 a 05/2021 na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra – ESEC/IPC- Portugal. Teve por objetivos examinar as perspectivas de gênero na formação de professores/as da UNIFIMES e nos Cursos da ESEC; verificar se o processo formativo dos cursos de formação de professores inclui a perspectiva da identidade de gênero na preparação dos professores/as dos anos iniciais; analisar as matrizes curriculares dos cursos de formação de professores das instituições envolvidas, no intuito de perceber rastros pedagógicos que possam contribuir na formação da identidade profissional do professor homem nos anos iniciais e apresentar as principais impressões sobre a presença masculina nos anos iniciais, a partir das relações dialógicas observadas nos cursos de formação de professores da UNIFIMES e da ESEC.
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