O PAPEL DA IDENTIDADE DE GÊNERO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIFIMES – BRASIL E NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA – ESEC/IPC – PORTUGAL

Palavras-chave: Educação, Formação de Professores, Identidade, Gênero

Resumo

Este texto resulta de uma investigação realizada no estágio pós-doutoral desenvolvido no período de 07/2017 a 05/2021 na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra – ESEC/IPC- Portugal. Teve por objetivos examinar as perspectivas de gênero na formação de professores/as da UNIFIMES e nos Cursos da ESEC; verificar se o processo formativo dos cursos de formação de professores inclui a perspectiva da identidade de gênero na preparação dos professores/as dos anos iniciais; analisar as matrizes curriculares dos cursos de formação de professores das instituições envolvidas, no intuito de perceber rastros pedagógicos que possam contribuir na formação da identidade profissional do professor homem nos anos iniciais e apresentar as principais impressões sobre a presença masculina nos anos iniciais, a partir das relações dialógicas observadas nos cursos de formação de professores da UNIFIMES e da ESEC.

Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES/UNIFIMES)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra (UC Portugal). Pós-doutorado em Formação de Professores e Gênero pela Escola Superior de Educação – Politécnica de Coimbra (IP-ESEC-Portugal). Doutor em Ensino (UNIVATES). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás). Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES/UNIFIMES). Professor permanente nos Programas de Pós-graduação: PPGED-UEMS, PPGE-FacMais e MPIES-UNEB. 

Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)

[1] Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro em Portugal. Professora – coordenadora na Escola Superior do Instituto Politécnico de Coimbra. Membro efetivo do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Professores da Universidade de Aveiro. Coordena na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), do Mestrado em Educação para Saúde. De entre as unidades curriculares que leciona na ESEC, salienta, Sexualidade e Saúde (Licenciatura em Educação Básica); Sexualidade, Saúde e envelhecimento (Licenciatura em Gerontologia Social); Sexualidade, Saúde, Cultura e Media (Mestrado em Educação para Saúde). Professora visitante da UNESP, Araraquara, SP/Brasil, na Pós-Graduação em Educação Sexual.

 

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos