LETRAMENTOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO JOGO "50 ANOS DO GOLPE"

  • José Lucas Queiroz Barreto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-chave: Letramento Digital. Ensino de História. Regime Militar.

Resumo

Este artigo discute o Ensino de História a partir dos letramentos digitais (Dudeney, Hockly e Pegrum 2016), presentes no jogo 50 Anos do Golpe, partindo da criticidade como campo do saber histórico (Barros 2022), promovendo um debate sobre o Regime Militar, permitindo aos estudantes analisarem-lhe de forma crítica. O advento da internet e a propagação acelerada de informações (e desinformações) têm fortificado um cenário de fake news e propiciado o apagamento dos fatos históricos do período de 1964-1985, reverberando nos discursos do presente. Para Zacharias (2016), o letramento digital parte do pluralismo de linguagens, lembrando que a construção do conhecimento pode ser feita também de forma lúdica. A análise do jogo revela ser uma alternativa para o trabalho como prática pedagógica de ensino e aprendizagem. Destarte, corrobora com o conhecimento advindo da ciência para o desenvolvimento de estratégias de leituras com um maior protagonismo e criticidade.

Biografia do Autor

José Lucas Queiroz Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE.

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE.

Referências

ARNS, Dom Frei Paulo Evaristo. Um relato para a História: Brasil Nunca Mais. 41. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. 312 p.
BARROS, José D'Assunção. História Digital. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022. 318 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DIAS, Marcelo Cafiero. A influência do modo de organização na compreensão de hipertextos. 2008. Dissertação. (Mestrado em Estudos Lingüísticos, Linguagem e Tecnologia). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
DIAS, M. C.; NOVAIS, A. E. Por uma matriz de letramento digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, III. Belo Horizonte, 2009.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016. 192 p.
COSCARELLI, C. V., CAFIERO, D., FRADE I., MARINHO, F. Alfamídia: Alfabetização e Letramento - Produção de Sistemas Pedagógicos Baseados em Ambientes Interativos Computacionais. SEVFALE, FALE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Marck. Letramentos Digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.
GEE, James. Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2004
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.) Tecnologias para aprender. 1° ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 161.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique Silva. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.
VIGOTSKI, L. S. (1998). A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.) Tecnologias para aprender. 1° ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 11-29.
Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos