DA COMPLEXIDADE DA INFÂNCIA AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
PESQUISAS COM CRIANÇAS E A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS
Resumo
O presente artigo discute questões sobre pesquisas com crianças, abrangendo as potencialidades das crianças e suas vozes, reunindo conceitualizações concernentes às culturas da infância, incluindo reflexões sobre os direitos e a participação ativa das crianças. O referencial teórico abrange autores dos Estudos da Infância/Criança e a metodologia parte de uma revisão teórica de estudos e pesquisas já realizados com retomada de desafios epistemológicos e metodológicos. São discutidas e propostas algumas teias de relações sociais entre adultos e crianças, que assegurem a produção das culturas infantis, priorizando a força criadora e resistência das crianças, com a pretensão de focalizar e perceber seus pontos de vista e conhecer o que elas têm a nos contar e ensinar. Nossa contribuição consiste em identificar um intenso movimento de ruptura e reconstrução de conceitos sobre o lugar das crianças nas investigações e na sociedade.
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