REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO DO LÉXICO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Palavras-chave: Representações Sociais. Ensino Lexical. Dicionários Impressos e On-line.

Resumo

Embora constituam relevante dimensão do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP), os estudos lexicais são usualmente negligenciados por docentes e discentes da Educação básica. A cobrança pela ortografia contrapõe-se à insuficiente exploração de atividades (Neves, 1990) para esse fim e ao escasso uso de recursos pedagógicos, como os dicionários (em seus variados tipos e modalidades) e jogos. Esta pesquisa, exploratória e empírica, evidenciou diferentes crenças e representações (cf. a Teoria das Representações Sociais, Moscovici 2003) que pervadem a ambiência escolar sobre os dicionários e outros recursos pedagógicos (gramáticas, livros didáticos, etc.). A partir dos questionários aplicados a alunos (36) de ensino fundamental (E.F) e médio (E.M) e a docentes (9) de escolas mineiras, identificou-se um descompasso entre interesses desses sujeitos da ação docente, com prejuízos ao ensino linguístico:  os primeiros preferem materiais on-line e lúdicos, já os segundos adotam abordagem mais tradicional – prevalência de atividades de sinonímia/antonímia e opção por materiais analógicos.

Biografia do Autor

Manoela Moreira Coscarella, Pontifícia Universidade Católica (PUC/Minas)

Mestranda em Linguística / PPG de Letras na PUC Minas. Graduada em Letras (Português e Inglês) pela PUC Minas. Especialista em Gestão Escolar pela USP (EAD). Professora da Educação Básica – Língua Portuguesa (Ensinos Fundamental e Médio / SEE MG). 

Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica (PUC/Minas)

Pós-doutora em Estudos do Texto e do Discurso (UFMG). Mestre e doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (UEMG). Professora da graduação e do PPG em Letras da PUC Minas. 

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Publicado
2023-01-31