UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARADOXO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Resumo
Este artigo analisa como se dá a formação continuada de professores de séries iniciais na educação especial, contrapondo teoria e prática. Faz um percurso histórico sobre a Educação em Séries Inicias e a Inclusão e procura relacionar a formação específica na área com a política de formação de professores existente no país. Destacam-se as orientações presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) nas escolas e das redes de ensino. Tal conjuntura tem produzido uma demanda por formação específica na área e esta tem se caracterizado por ser ofertada em serviço (continuada) e na modalidade à distância. Problematizam-se os efeitos desta formação e aponta-se a necessidade de pesquisas que possibilitem conhecer as implicações que tal proposta de formação tem provocado na configuração das práticas pedagógicas que visem os processos inclusivos de alunos no ensino comum.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).