PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COMO FORÇA MOTRIZ DA INCLUSÃO

Palavras-chave: Pessoas com Deficiência. Políticas Públicas. Conceitos Fundantes. Inclusão Escolar. Atendimento à Inclusão.

Resumo

Este artigo se propõe a conduzir o/a leitor/a em uma jornada ao passado na intenção de instigá-lo/a a questionar o porquê, após milênios, pessoas com deficiência - PcD ainda são consideradas como inferiores, e, portanto, indignas de usufruírem dos mesmos direitos das pessoas sem deficiência. Esta incursão será realizada com base em autores como: Barbosa (2020), Campbell (2008), Figueira (2008), Nuernberg (2020), Silva (1987) e Sassaki (2002), entre outros. Revisitaremos também os principais documentos oficiais nacionais e internacionais que regulamentam as políticas públicas sobre as PcD, especificamente sobre a educação especial na perspectiva inclusiva. Apresentaremos também categorias e conceitos que situarão melhor o/ leitor/a a fim de promover reflexões acerca do tema, com vistas à mudança na forma de enxergar a necessidade urgente e efetiva da inclusão escolar. Finalmente, ressaltaremos a importância do Atendimento Educacional Especializado - AEE, como um serviço indispensável à educação especial na perspectiva da inclusão.

 

Biografia do Autor

Vânia Vieira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG-IELT) Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Atualmente é professora na Secretaria Estadual de Educação de Goiás – Seduc-Go.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologia - (PPG-IELT). 

Referências

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Publicado
2022-09-13