ENTRELACES RIZOMÁTICOS NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE PARA A COMPREENSÃO DAS DIVERSIDADES
Resumo
Este estudo busca refletir sobre a concepção de Educação como prática de liberdade para a compreensão das diversidades em contexto de pós-graduação. Visamos entender como esta visão se constrói de modo alinear, não hierarquizado e conectado em uma construção textual multimodal que se deu em uma ferramenta digital disponível online – o Padlet. Os procedimentos metodológicos deste estudo incluem o estudo documental da ferramenta a partir de uma abordagem pós-qualitativa que entende as pesquisadoras como internas ao contexto que pesquisam modificando e estando sujeitas a modificações em seus modos de pensar. Optamos como lente epistemológica pela metáfora do rizoma, tql como entendida por Deleuze e Guattari (1995) Para a construção da discussão foram analisadas produções construídas por discentes em uma disciplina de um programa de Pós-graduação stricto sensu de uma Universidade pública de Goiás. Para ampliar as discussões sobre educação como prática de liberdade, fundamenta-se nos estudos de Freire (1967, 1987, 1992) e hooks (2013), entre outros estudos. As conexões feitas entre as produções analisadas mostraram que a concepção de educação como prática de liberdade quando experienciada na práxis pode propiciar uma formação crítica a respeito das diversidades dentro da formação docente.
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