EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

  • Susana Schneid Scherer Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0003-1783-7846
  • Karollayne de Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leonardo Farias Mendes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Luana Wiederkehr Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Thalia Welle Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Viviane Fernanda da Silva Leão Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Palavras-chave: Pandemia. Alfabetização. Letramento.

Resumo

Este artigo reflete sobre os desafios enfrentados como pedagogo, em relação à alfabetização e letramento no ensino fundamental, a partir da experiência de estágio nos Anos Iniciais. Abordam-se estudos sobre o contexto advindo da pandemia e do ensino remoto, com consequências diretamente nas salas de aula pelo agravamento de diferentes níveis de aprendizagem em sala, provenientes da falta de contato com a escola e o professor, com orientação didática e pedagogicamente. Para entender o processo de alfabetização se baseia em Magda Soares, na perspectiva do letramento, a partir da necessidade de momentos práticos para responder ao que se espera das relações humanas, como caminho para estimular o desenvolvimento cognitivo e social e o processo de aprendizagem do aluno. Considerar os estímulos sociais, para o que a escola representa um lócus de educação, é desafio importante em ser assumido pelo pedagogo, a fim de compreender os níveis de aprendizagem de cada aluno em sala de aula para possibilitar desenvolvimento de seu processo educativo. Em nossas experiências de estágio buscamos assumir tal desafio, a fim de compreender o nível de alfabetização e letramento dos alunos de acordo com as especificidades, além da idade escolar em que os alunos se encontram, e estimulá-los a avançar.

Biografia do Autor

Susana Schneid Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Cascavel/PR. Doutora em Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho, Braga – Portugal.

Karollayne de Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel-PR

Leonardo Farias Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel-PR

Luana Wiederkehr Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel-PR.

Thalia Welle Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel-PR.

Viviane Fernanda da Silva Leão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel-PR.

Referências

ALVAREZ, Adrian; RIGO, Mariana. Pedagogia em ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações. Boletim Técnico Senac. Rio de Janeiro. v. 44, n. 2 maio-ago. 2018.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Tradução Diana Myriam Linchtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. In. Atos de Leitura. Evolução da Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Ed. Comemorativa de 20 anos de publicação). cap 4-5, p.165-245.

GATTI, Bernardete A. A possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. São Paulo, outr, v. 34, n. 100, 2020, p. 29-44.
IDOETA, Paula Adamo. Como a Alfabetização Sofreu na Pandemia: ‘Criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’. BBC News Brasil. São Paulo. 19 de out. 2021.

ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia – MG: Navegando Publicações, 2020.

SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
Publicado
2023-02-27
Seção
Relatos de Experiência