GENEALOGIA DA CRECHE TIA BIRA: ZONA DE MERETRÍCIO INTERIORANA E DISCIPLINARIZAÇÃO DA INFÂNCIA
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a trajetória histórica da Creche Tia Bira e analisa as relações de saber poder sob a perspectiva genealógica de Michel Foucault. O embasamento teórico permitiu-nos ampliar o olhar acerca da história por meio de vários registros das memórias daqueles que participaram do processo de institucionalização da creche. No decorrer dos estudos, fomos identificando que as relações de poder e saber estão presentes na forma de micropoderes. Para compreender a trajetória da disciplinarização da infância assistida e a identidade da Creche Tia Bira, investigamos as situações que contribuíram para destacar a sua existência e a sua manutenção, percebendo nos detalhes simples e corriqueiros as evidências da constituição de indivíduos úteis que se sujeitavam às práticas desenvolvidas e outros que se rebelavam ao poder exercido pelos adultos. A importância da genealogia está em permitir que os leitores formem a própria narrativa sobre espaço e sujeito que compõem parte desta história iniciada em uma casa humilde da zona de meretrício, cuja existência repercutiu na reconstrução da história de uma cidade.
Palavras-chave: Genealogia ; relações de saber poder; disciplinarização da infância
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