PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA PARA ‘VLOG LITERÁRIO’ NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na atualidade, há uma mudança na forma de aprendizado dos alunos, isso acontece porque eles têm acesso aos mais variados textos através das tecnologias digitais. Um exemplo disso é o vlog que é um gênero discursivo em que os alunos gravam vídeos e postam em um canal ou no Youtube. Os vídeos abordam o assunto do interesse do jovem, estimulam a opinião e a socialização dos conteúdos. Um exemplo ocorre com o vlog literário que tem por objetivo compartilhar assuntos da literatura e fazer críticas literárias. O objetivo desse estudo foi o de elaborar projeto pedagógico de leitura e escrita do gênero vlog literário para o 8º ano do Ensino Fundamental, em diálogo com as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo se fundamenta na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada sobre leitura e escrita. Para a elaboração do projeto pedagógico, tem-se como aporte teórico-metodológico, o projeto pedagógico de leitura e escrita (LOPES-ROSSI, 2011; 2008; 2006; 2003, 2002). Para elaborar o projeto, o primeiro passo foi selecionar e sequenciar as habilidades, voltadas à leitura e à escrita do gênero. A partir disso, foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Por meio do projeto pedagógico de leitura e escrita, possibilita-se ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero vlog literário; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para a formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir vlogs e; (4) interagir com outros jovens trocando experiências de leitura.
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