PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA PARA ‘VLOG LITERÁRIO’ NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Natália Francisca de Matos Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ângela Francisca Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Projeto didático. Vlog literário. Habilidades. BNCC.

Resumo

Na atualidade, há uma mudança na forma de aprendizado dos alunos, isso acontece porque eles têm acesso aos mais variados textos através das tecnologias digitais. Um exemplo disso é o vlog que é um gênero discursivo em que os alunos gravam vídeos e postam em um canal ou no Youtube. Os vídeos abordam o assunto do interesse do jovem, estimulam a opinião e a socialização dos conteúdos. Um exemplo ocorre com o vlog literário que tem por objetivo compartilhar assuntos da literatura e fazer críticas literárias.  O objetivo desse estudo foi o de elaborar projeto pedagógico de leitura e escrita do gênero vlog literário para o 8º ano do Ensino Fundamental, em diálogo com as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo se fundamenta na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada sobre leitura e escrita. Para a elaboração do projeto pedagógico, tem-se como aporte teórico-metodológico, o projeto pedagógico de leitura e escrita (LOPES-ROSSI, 2011; 2008; 2006; 2003, 2002). Para elaborar o projeto, o primeiro passo foi selecionar e sequenciar as habilidades, voltadas à leitura e à escrita do gênero. A partir disso, foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Por meio do projeto pedagógico de leitura e escrita, possibilita-se ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero vlog literário; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para a formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir vlogs e; (4) interagir com outros jovens trocando experiências de leitura.

Biografia do Autor

Natália Francisca de Matos Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluna do curso de Especialização em Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologias da Universidade Federal do Tocantins. Palmas -Tocantins, Brasil.

Ângela Francisca Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Campus de Porto Nacional – Tocantins, Brasil.

Referências

ALVES, R. P. S. Vlogs e o incentivo a formação de leitores. Esc.em.R., Ribeirão Preto,v.6,n.1,2018.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo:
Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BEZERRA, L. L.; SANTOS, R. B. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014.

BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação MEC. 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2018.

FUZA, Â. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSSI, R. J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2,p.479-501,jul./dez.2011

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins, 1993.

LOPES-ROSSI. M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP.ISSN1806-275X.2006.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Práticas de leitura de gêneros discursivos: a reportagem como proposta. In: PETRONI, M. R. (Org.). Gêneros do discurso, leitura e escrita: experiências de sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores; Cuiabá: EdUFMT, 2008.

MORAES, V. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.

MONTANHA, F. A. R. P. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/2151

PEREIRA, G.; GUIMARÃES, R. C. M.; SANTOS, G. P. Vlogs literários: o incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33109

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012.
Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos