ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Os estilos de aprendizagem podem ser definidos como as preferências e tendências individuais do sujeito, que afetam a sua forma de aprender. Esta teoria reforça a necessidade de se entender a individualidade dos estudantes e promover a personalização do ensino. Aqui é abordado os conceitos sobre as teorias dos estilos de aprendizagem por meio da análise integrativa de trabalhos publicados em periódicos nos últimos 5 anos. O objetivo foi entender qual o estilo preferencial de aprendizagem do estudante de medicina. Nesta revisão, 4 artigos publicados e indexados nas plataformas Scielo e ERIC foram selecionados, estes que tiveram como objetivo avaliar o estilo de aprendizagem do aluno de medicina. Os trabalhos analisados mostram que os estudos que utilizaram o formulário LSQ (CHAEA) apresentaram resultados semelhantes, tendo como estilo de aprendizagem predominante o reflexivo. Por outro lado, os estudos que utilizaram o questionário de VARK, encontraram resultados discrepantes. Esta análise dos estilos de aprendizagem pode auxiliar o docente na escolha de métodos de ensino mais adequados ao perfil dos alunos.
Referências
ALMEIDA, Leandro S. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicologia escolar e educacional, v. 6, n. 2, p. 155-165, 2002.
ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. The learning styles. Ediciones Mensajero, 2002.
ALRUTHIA, Yazed et al. The use of active learning strategies in healthcare colleges in the Middle East. BMC medical education, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2019.
BANDYOPADHYAY, Soham et al. Global health education in medical schools (GHEMS): a national, collaborative study of medical curricula. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, 2020.
BITRAN, Marcela et al. Medical students’ change in learning styles during the course of the undergraduate program: from ‘thinking and watching’to ‘thinking and doing’. Canadian medical education journal, v. 3, n. 2, p. e86, 2012.
CAETANO, Cynthia; LUEDKE, Roseli; ANTONELLO, Ivan Carlos Ferreira. The importance of identifying learning styles in medical education. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, p. 189-193, 2018.
CANTÚ-MARTÍNEZ, Pedro César; ROJAS-MÁRQUEZ, Julia Magdalena. Estilos de aprendizaje: La experiencia de la Escuela Preparatoria Técnica Médica en la Universidad Autónoma de Nuevo León, México. Revista electrónica educare, v. 22, n. 2, p. 37-44, 2018.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira et al. Estilos de aprendizagem de Kolb e sua importância na educação. Revista de estilos de aprendizaje, 2008.
CHONKAR, Sonali Prashant et al. The predominant learning approaches of medical students. BMC medical education, v. 18, n. 1, p. 1-8, 2018.
DA SILVA, Luciana Saraiva et al. Formação de profissionais críticos-reflexivos: o potencial das metodologias ativas de ensino aprendizagem e avaliação na aprendizagem significativa. Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI), n. 2, 2014.
DÍAZ ROJAS, Pedro Augusto et al. Caracterización de los estilos de aprendizaje en estudiantes de tercer año de Medicina. Edumecentro, v. 11, n. 3, p. 61-76, 2019.
DÍAZ-RODRÍGUEZ, Félix Marcial. O processo de aprendizagem e seus transtornos. 2011. Salvador: EDUFBA, 2011.
DUNN, R.; DUNN, K. Teaching students through their individual learning styles: a practical approach. Reston, VA: Reston Publishing Co., 1978.
FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista brasileira de educação médica, v. 39, p. 143-150, 2015.
GIONGO, Isabela. A relação entre professor-aluno e a importância da afetividade. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. 29 f. (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro, 2022.
GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.
GOMES, Andréia Patrícia et al. A Educação Médica entre mapas e âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca da Arca Perdida. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, p. 105-111, 2008.
GREGORC, A. F. Learning/teaching styles: their nature and effects. NASSP Monografia, 1979.
HOFFMAN, Agustín Freiberg; LIPORACE, Mercedes Fernández. Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje: Análisis de sus propiedades psicométricas en estudiantes universitarios. Summa psicológica UST, v. 10, n. 1, p. 103-117, 2013.
HUSSAIN, Imran. Pedagogical implications of VARK model of learning. Journal of Literature, Languages and Linguistics, v. 38, n. 2422-8435, p. 5, 2017.
KAMAL, Izdihar et al. Evaluation of Healthcare Science Student Learning Styles Based VARK Analysis Technique. International Journal of Evaluation and Research in Education, v. 10, n. 1, p. 255-261, 2021.
KEEFE, J. W. Learning style: cognitive and thinking skills. Instructional and leadership series. Reston, VA: National Association of Secondary School Principals, 1991.
LAM, Tai Pong; LAM, Yu Ying Bess. Medical education reform: the Asian experience. Academic Medicine, v. 84, n. 9, p. 1313-1317, 2009.
LEITE, Carla Alessandra Ruiz; LEITE, Elaine Campos Ruiz; PRANDI, Luiz Roberto. A aprendizagem na concepção históricocultural. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 17, n. 4, 2009.
MAPURUNGA, Lia Almeida; CARVALHO, Elcyana Bezerra. A Memória de Longo Prazo e a Análise Sobre sua Função no Processo de Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n. 1, p. 66-72, 2018.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 3ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2022.
NAHRWOLD, David L. Continuing medical education reform for competency‐based education and assessment. Journal of Continuing Education in the Health Professions, v. 25, n. 3, p. 168-173, 2005.
OTHMAN, Norasmah; AMIRUDDIN, Mohd Hasril. Different perspectives of learning styles from VARK model. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 7, p. 652-660, 2010.
SÁ, C. S. C.; MEDALHA, C. C. Aprendizagem e memória: contexto motor. Revista Neurociências, v. 9, n. 3, p. 103-110, 2001.
SANTOS, José Alex Soares. Teorias da Aprendizagem: comportamentalista, cognitivista e humanista. Revista Sigma, v. 2, p. 97-111, 2006.
SANTOS, V. M. Materiais audiovisuais para a educação a distância: a contribuição dos estilos de aprendizagem. 2013. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2013.
SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, p. 361-386, 2016.
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).