ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Estudantes. Estilo Reflexivo.

Resumo

Os estilos de aprendizagem podem ser definidos como as preferências e tendências individuais do sujeito, que afetam a sua forma de aprender. Esta teoria reforça a necessidade de se entender a individualidade dos estudantes e promover a personalização do ensino. Aqui é abordado os conceitos sobre as teorias dos estilos de aprendizagem por meio da análise integrativa de trabalhos publicados em periódicos nos últimos 5 anos. O objetivo foi entender qual o estilo preferencial de aprendizagem do estudante de medicina. Nesta revisão, 4 artigos publicados e indexados nas plataformas Scielo e ERIC foram selecionados, estes que tiveram como objetivo avaliar o estilo de aprendizagem do aluno de medicina. Os trabalhos analisados mostram que os estudos que utilizaram o formulário LSQ (CHAEA) apresentaram resultados semelhantes, tendo como estilo de aprendizagem predominante o reflexivo. Por outro lado, os estudos que utilizaram o questionário de VARK, encontraram resultados discrepantes. Esta análise dos estilos de aprendizagem pode auxiliar o docente na escolha de métodos de ensino mais adequados ao perfil dos alunos.

Biografia do Autor

Morgana Kelly Borges Prado , Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Mestre e Doutora em Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Pós-Graduanda em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES. Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás – Campus de Jataí (UFG/CAJ). Professora assistente no Centro Universitário de Mineiros, Câmpus de Trindade (UNIFIMES) Trindade/GO, 2022. 

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), especialidade em Educação Física e Saúde Infantil.  Mestre em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Graduação em Educação Física pela UNIFUNEC. Professor Adjunto no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e atualmente é Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão na UNIFIMES/GO. 

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Publicado
2022-08-29