PODCAST: POSSÍVEL COMPLEMENTO DO ENSINO NO CURSO DE REDES DO IFS CAMPUS LAGARTO

Palavras-chave: Mídia Sonora. Cibercultura. Educação. Ensino Profissional e Tecnológico. TDIC.

Resumo

O presente artigo aborda como a mídia podcast pode ser explorada como complemento ao ensino em uma realidade pós-pandemia da Covid-19. Além disso, analisa como se cria um podcast educativo e qual é o tempo ideal para construí-lo. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa — aplicada a estudantes do Ensino Médio do Curso de Redes de Computadores do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) —, e contou com o uso de questionários e entrevistas. A discussão foi feita com base na análise de dados estatísticos e na análise de conteúdo. O estudo destacou o potencial do uso do podcast como um complemento aos estudos, uma vez que ele dialoga com o ambiente da cultura web e é de fácil domínio dos estudantes. Como resultado, verificou-se que, diante de uma nova realidade no ambiente da sala de aula, a escola precisa se estruturar para um novo modelo de educação impulsionado pela pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Osmar da S. Souza, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Especialista em Comunicação e Mídia Digital (FANESE).  Graduado em Comunicação Social, habilitação em Radialismo (UFS).  

Mário André de Freiras Farias, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento (UFAL). Pós-graduação em Análise de Sistemas (UCAM-RJ). Professor do IFS – Campus Lagarto. 

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos