A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Palavras-chave: Aulas práticas. Formação profissional. Prática no ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 13 acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no ano de 2022. Sendo uma pesquisa qualitativa, buscou-se em dissertações, teses, eventos científicos e artigos o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. Em virtude disso, o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino.

Biografia do Autor

Carolina Wagner, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada em Licenciatura em Ciências: biologia e química (UFAM). Mestranda em Ciências Ambientais (UFAM). 

Viviane Vidal da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Doutora em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP). Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Ciências Biológicas. Licenciada em Geografia. Professora associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Doutor em biodiversidade e biotecnologia - rede bionorte pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Ciências Biológicas. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado
2023-02-27
Seção
Relatos de Experiência