PERCEPÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Palavras-chave: Percepção Docente. Ensino Remoto Emergencial. Análise Dialógica do Discurso.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar, a partir de relatos de professores do PARFOR-UVA, como se constituiu sua experiência sobre o ensino remoto emergencial no contexto da Pandemia de Covid-19. Para tanto, buscamos como teoria de base e princípios metodológicos a análise dialógica do discurso (ADD) de base bakhtiniana (BAKHTIN, 2010, 2017; BRAIT, 2006a, 2006b). Os relatos foram colhidos através do envio de um link para um formulário do Google formulários, dos quais obtivemos vinte professores respondentes. Nossa análise demonstrou que o relato mais comum foi o de sobrecarga de trabalho e estresse, devido ao acúmulo de funções por parte do professor. Apesar disso, muitos professores conseguiram perceber a importância das ferramentas digitais utilizadas no contexto pandêmico e têm intenção de continuar usando-as em suas salas de aula no contexto regular de ensino presencial.

Biografia do Autor

João Paulo Eufrazio de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Linguística (UFC). Professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e atualmente coordenador institucional do PARFOR-UVA. 

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Publicado
2022-08-29