ENSINO DE HISTÓRIA E BNCC: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A LITERATURA (2015-2020)

Palavras-chave: Ensino de História. BNCC. Estado do Conhecimento.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a literatura especializada presente na plataforma Scielo, produzida entre 2015 e 2020, sobre Ensino de História e Base Nacional Comum Curricular. Como aporte teórico acionamos a noção conceitual de campo científico de Pierre Bourdieu (1989), de currículo, delineado por Michael Apple (2008), José Sacristán (2000) e Ivor Goodson (1977), associados à metodologia de estado do conhecimento, cunhado por Marília Morosini (2015). Por meio da análise das categorias, foi possível delinear as tendências e temas mais abordados nesta literatura especializada, através de categorias de análise, assim como as aproximações entre os dois eixos temáticos elencados.

Biografia do Autor

Andressa da Silva Gonçalves, Universidade federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação na Amazônia (UFPA). Mestre em História Social (UFPA).  Professora de História da Educação Básica na rede municipal de Altamira-PA. 

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Rede – Educação na Amazônia (Educanorte). Bolsista de Produtividade 1D CNPq. Professora da Faculdade de História (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFBA).

Referências

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Publicado
2023-02-06