EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Educação. Educação das Relações Étnico-raciais. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as experiências referentes às atividades desenvolvidas na disciplina “Educação das Relações Étnico-raciais”, ministrada remotamente no segundo semestre de 2021 no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é discutir as temáticas e a forma como elas foram desenvolvidas junto à turma, refletir sobre as escolhas reflexivas que a turma fez diante das temáticas para o trabalho da disciplina e as implicações disso na formação de futuros professores/as e, por fim, analisar os limites e as potencialidades do trabalho remoto em tempos pandêmicos. De modo geral, a disciplina foi vista pela turma como fundamental na formação de cada um/a. A possibilidade do trabalho remoto também permitiu que cada matriculado/a, assim como nós e as duas professoras convidadas, participasse em segurança da disciplina.

Biografia do Autor

Rener de Melo Helena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal - UFMS/CPAN

Doutorando em Educação (UFMS). Mestre em Educação (UFMS/CPAN). Graduado em Psicologia (UFGD). 

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado em Educação (UFRGS). Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Mestre em Sociologia (UFSCar). Graduado em Ciências Sociais (PUC Campinas).  Professor na UFMS. 

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Publicado
2023-05-15
Seção
Relatos de Experiência