ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO WHATSAPP PELO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tecnologia Educacional. Aplicativo.

Resumo

No mundo todo, principalmente no Brasil, a crise da propagação do Covid-19, obrigou o sistema educacional brasileiro a suspender as atividades escolares presenciais como uma das medidas de prevenção do novo Coronavírus. Nesse sentido, as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) como o aplicativo WhatsApp tornaram-se um campo de estudo como ferramenta didática e acessível no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo traz como relato de experiência o uso deste aplicativo, na realização pelos discentes do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Agronegócios, Eletrotécnica e Mecatrônica do Instituto Federal do Tocantins, sobre as atividades avaliativas por meio da produção compartilhada de áudios dialogados. Como resultado contatou-se que a maioria dos estudantes tiveram desempenho satisfatório ficando acima da média mínima 6,0 (seis) exigida pela instituição, reforçando o uso potencial desse aplicativo no desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, mesmo que ainda com alguns desafios e limitações durante o processo.

Biografia do Autor

Mirian Nichida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Paula Jucá de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Vale do Taquari (UNIVATES). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Fernando Morais Rodrigues, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Referências

CARVALHO, F. C. A.; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson, 2010. XVII, 165 p.

CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54, 2015.

COMAN, C.; ȚÎRU, L. G.; MESEȘAN-SCHMITZ, L.; STANCIU, C. et al. Online Teaching and Learning in Higher Education during the Coronavirus Pandemic: Students’ Perspective. Sustainability, 12, n. 24, p. 10367, 2020.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. A pedagogy of multiliteracies: learning by design. United Kingdom: Palgrave Macmillan, 2015.

COPE, B.; KALANTZIS, M., e-Learning Ecologies: Principles for New Learning and Assessment. New York NY: Routledge, 2016.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, New York, 2005.

CORRÊA, I. A.; DA ROCHA, E. B. G.; DA COSTA NUNES, S. G. COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM ESTUDO COM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PALMAS–TO. Humanidades & Inovação, 8, n. 50, p. 333-345, 2021.

DIAS, C. Lopes; SOUZA, Antonio Escandiel de. O Ensino da Língua Estrangeira na Escola Pública e as Proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): um estudo reflexivo. Linguasagem, [S.l], v. 20, out/nov./dez., 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. Ed, São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GSMA. GSM Association. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.gsma.com/r/somic/. Acesso em: 03 out. 2021.

HONORATO, W. A. M.; REIS, R. S. WhatsApp – Uma Nova Ferramenta para o Ensino. In: SIMPÓSIO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLOGIAS E SOCIEDADE, 4, 2014, Itajubá. Anais. Itajubá, 2014. Disponível em: <https://docplayer.com.br/6752700-WhatsApp-uma-nova-ferramenta-para-o-ensino.html>. Acesso em: 26 set. 2020.

KENSKI, V. M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. In: Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP; Papirus, 2012.

KRESS, G. Multimodality: A social Semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge. 2010.

LEKA, A.R.; GRINKRAUT, M.L. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam, n.7, p.1 12, 2014.

LEMOS, A. CIBERCULTURA. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Olhares sobre a Cibercultura. LEMOS, A. CUNHA, P. (orgs). Sulina, Porto Alegre, 2003.

LÉVY, P. A nova relação com o saber. In: Cibercultura. Rio de Janeiro. Editora 34, 2009.

MASETTO, M.T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. Masett o M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, p. 85-134, 2003.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 181 p.

MISTAR, I.; EMBI, M. A. Students’ Perception on the use of Whatsapp as a learning tool in Esl Classroom. Journal of Education and Social Sciences, Vol. 4, 2016. Disponível em: < http://jesoc.com/wp-content/uploads/2016/08/Edu-76.pdf> Acesso em: 22 ago. 2021.

MORAN; J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias coletâneas. 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2021.

MOREIRA, Michele Lopes; SIMÕES, Anderson Savio de Medeiros. O uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica no ensino de Química . Curitiba: Actio, 2017;

NICHIDA, M.; ALENCAR, L. G. B. A Aprendizagem da Língua Inglesa pelo Whatsapp: Um Relato De Experiência. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2016.

NICHIDA, Mírian; CAPUCHINHO, Adriana C. Facebook – um recurso didático para alunos do Ensino Médio. Revista Porto das Letras, Porto Nacional, v. 02, Número Especial, p.228-245, 2016.

NICHIDA, M. Whatsapp como recurso digital para avaliação formativa na aprendizagem: Multiletramentos. Novas Edições Acadêmicas, 2019.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos Comunicativos. In: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.

PAIVA, Vera Lúcia M. de O, e. The complexity of online collaborative writing. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 14, n. 1, 2015.

PEREIRA, T. F.; CHEREZE, L. S.; MARTINS, S. V. G. P.; NAKAGOMI, F. UM Estudo sobre as vantagens e desvantagens do home office e tecnologias de informação e comunicação em tempos de crise. Revista Científica e-Locução, 1, n. 19, p. 24-24, 2021.

PRENSKY, Marc. Don’t Bother me, Mom, I’m Learning!: how computers and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul: Paragon House Publishers, 2006.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, Editorial, 2012.

SOBAIH, A.E.E.; HASANEIN, A.M.; ABU ELNASR, A.E. Responses to COVID-19 in Higher Education: Social Media Usage for Sustaining Formal Academic Communication in Developing Countries. Sustainability 2020.

SOUZA L., FREITAS. C. B. de, SANTOS, J. M. M. S. WhatsApp – Inimigo ou Aliado na Educação: Um Estudo de Caso Sob a Ótica dos Discentes, 22º CIAED, 2016. Disponível em:<http://www.abed.org.br/hotsite/22-ciaed/pt/anais/> Acesso em: 22 ago. 2021.

VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141-166.

VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice : New Tools for Critical Discourse Analysis. New York: Oxford University Press , 172 páginas, 2008.

Publicado
2022-08-09