PROPOSTA PARA ANÁLISE DE SITES COMO RECURSO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Propomos indicar critérios para análise de sites como recurso para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa para que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes do ensino básico e como apoio aos docentes. Trazemos conceitos sobre língua e linguagem descritas por Geraldi (1984), levantamos teorias de aprendizagem como o behaviorismo, o construtivismo e o sociointeracionismo a partir de Gomes et al. (2010); Ferrari (2008) e Valadares, (2011), além de levantarmos sobre os letramentos com Soares (2005) e os multiletramentos com Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2012). Partimos de análises anteriores de outros sites realizadas por Araújo (2009) e Silva (2017) para definirmos as categorias analisadas. A fim de avaliarmos a adequação de um site aos propósitos do docente, realizamos pesquisa documental e observamos o site Português (www.portugues.com.br) como possibilidade de extensão de sala de aula no ensino-aprendizagem da língua portuguesa ou como recurso para aprendizagem autônoma.
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