SUBJETIVIDADE E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA COMUNIDADE RURAL DO OESTE DO PARÁ

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Subjetividade. Docência.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade destacar as percepções dos professores a respeito da Educação Inclusiva em uma comunidade rural do Oeste do Pará, tendo em vista fomentar mudanças em relação à sua prática pedagógica. Trata-se de uma Pesquisa de Campo, de natureza Quantitativa. Embora os discursos em torno da importância de implementar uma educação inclusiva tomem cada vez mais a forma de “injunções pedagógicas”, é claro que os professores muitas vezes são deixados a eles próprios diante deste ideal. Eles são solicitados a praticar a diferenciação no ensino em uma classe cada vez mais diversificada, muitas vezes acolhendo uma alta proporção de alunos com dificuldades. Caber considerar o encontro com os diferentes na escola regular para que práticas inclusivas possam ocorrer.

 

 

 

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade (USP). Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP. Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sócio desde 2020 e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. 

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Publicado
2022-08-09