LEITURA SUBJETIVA DE LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA: ENTREVISTA COM NEIDE REZENDE

Palavras-chave: .

Resumo

Neide Luzia de Rezende é um dos nomes mais expressivos da atual geração de pesquisadores do campo do ensino da literatura. Graduada em Letras, mestre em Teoria Literária e doutora em Educação, é docente da Universidade de São Paulo com atuação na graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação. Integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL e Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP). Foi uma das autoras do texto sobre ensino de literatura das Orientações Curriculares do Ensino Médio, de 2006, e colaborou na Base Nacional Comum Curricular, de 2018. Sua atuação como docente – em sala de aula e nas orientações que realiza, e produção científica – tanto na escrita quanto na tradução voltam-se para o ensino de literatura em sua relação com a leitura literária e a leitura e formação do professor. Neide Rezende é autora uma das organizadoras de vários livros, dentre eles Leitura Subjetiva e Ensino de Literatura e Leitura de Literatura na escola, ambos publicados em 2013. Nesta entrevista vamos privilegiar uma incursão mais acentuada no primeiro livro, dada a temática deste dossiê.

Biografia do Autor

Francisco Neto Pereira Pinto, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Psicanalista, Escritor e Professor. Doutor em Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins. Câmpus de Araguaína. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, da UFNT, e do Curso de Medicina do Unitpac.

Referências

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Remate de males, Antonio Candido, número especial, p. 81-90, [1972] 1999. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.

GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RODELLA, G. Um Sujeito leitor para a literatura na escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, v. 16, n. 41, 2015, p. 280-294.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Publicado
2022-09-06