A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Ensino Remoto. Educação Especial.

Resumo

O presente relato de experiência aborda a temática da Avaliação da Aprendizagem, tendo como objetivo apresentar as estratégias e metodologias utilizadas para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes, no formato de ensino remoto, no ano de 2020, desenvolvidas pela equipe pedagógica de uma escola da rede pública estadual do Estado do Tocantins. A produção deste foi elaborada a partir das vivências entre as angústias e reflexões da equipe pedagógica, unindo esforços para a construção de um novo olhar para a avaliação da aprendizagem que pudesse apresentar os reais rendimentos dos estudantes por meio do ensino remoto. Neste novo contexto de ensino, tornou evidente que a avaliação exige um acompanhamento maior e mais próximo do estudante, sendo necessário utilizar vários instrumentos avaliativos que pudessem oferecer ao professor um diagnóstico da aprendizagem individual.

Biografia do Autor

Gabriela Fernanda do Carmo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela UFT. Especialista em Língua Portuguesa. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da educação básica da Rede Estadual de Educação do Tocantins. 

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação Brasileira pela UFG. Mestre em Educação pela UNB. Professora da UFT – Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.

________. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014b. Seção 1, p. 1, Ed. Extra.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CEE/TO Nº 154 de 17 de Junho de 2020. Estabelece normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a oferta e o cômputo de atividades educacionais não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente da Pandemia da COVID-19, na educação. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/cee-to-cee-to-n-154-2020_605b9f171fb6e.pdf. Acesso em:10 ago. 2021

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO TOCANTINS. Decreto Nº 6.065, de 13 de março de 2020. Determina ação preventiva para o enfrentamento do COVID-19 – novo Coronavírus. Disponível em: https://diariooficial.to.gov.br/busca?por=doc&tipo-documento=1&numero=6065. Acesso em: 10 ago. 2021.

ESTEBAN, Maria Teresa (org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35.ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: As setas do caminho. 16.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 10 Ago.2021.

Plano Estadual de Educação do Tocantins (2015-2025). Lei 2.977, de 8 de Julho de 2015. Diretrizes Específicas, Metas e Estratégias. Disponível em: http://central3.to.gov.br/arquivo/412369/ Acesso em 10 Ago.2021.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO ESCOLAR. Resultados 2020. Disponível em: http://sge.seduc.to.gov.br/sgeseduc/sge/index.php?url=2EDAB7A047658857F7DAD5CBF790C05B Acesso em: 15 ago. 2021.
Publicado
2023-02-06