SOBREVOOS DE EROS NA AULA DE LITERATURA: UMA PROPOSTA HUMANIZADORA
Resumo
Uma vez reconhecida como direito inalienável, escolarizar a literatura é um meio de assegurar a todos o acesso à experiência plena com o texto literário. Neste trabalho, refletimos sobre novas metodologias para o ensino efetivo de literatura, partindo da perspectiva do ensino por temática. Assim, tomando o amor como elemento central, o objetivo deste projeto foi analisar a presença do amor nas literaturas de língua portuguesa e, a partir disso, desenvolver sequências didáticas relacionadas ao tema. Para isso, embasamos nosso estudo sobre o amor em diferentes campos do saber: Psicanálise (GIKOVATE, 2006), Literatura (PAZ, 1994), História (ROUGEMONT, 1988), Sociologia (BAUMAN, 2004) e Filosofia (NEEDLEMAN, 1998; PLATÃO, 1996). Para refletir sobre o ensino, ancoramos-nos nas ideias de Candido (2004), Cosson (2018) e Sousa (2013). Como resultado, elaboramos três sequências didáticas para o ensino médio, as quais buscam preencher os hiatos visíveis na forma hegemônica de trabalhar literatura na sala de aula.
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