O QUE REVELAM OS DISCURSOS SOBRE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE?

Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial Docente. Ambientalização Curricular. Currículo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar os percursos adotados pelos cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a implementação da Educação Ambiental (EA) nos seus currículos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja produção de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com gestores(as) da área de ensino da UFS e coordenadores(as) de cursos presenciais de licenciatura, selecionados(as) a partir da inserção da dimensão socioambiental nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com base no referencial teórico da EA crítica. Os resultados apontam a falta de consistência e de consenso dos(as) gestores(as) entrevistados(as) em relação à AC, cujos discursos refletem uma abordagem de EA pouco contextualizada, descontínua e próxima da perspectiva conservadora e pragmática da dimensão socioambiental. Concluímos que é de fundamental importância uma formação continuada de professores(as) que aborde a AC de maneira crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Mariana Reis Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutoranda em Educação (UFS). Mestra em Educação (UFS). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura (UFS).

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação

(PPGEduc-UFRRJ). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura Plena (UFS). Professora no

Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em

Educação (PPGED – UFS).

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Publicado
2023-02-27