PRODUÇÃO DE CARTAZES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA UTILIZANDO A PLATAFORMA CANVA

Palavras-chave: Cultura Digital. Novas Tecnologias. Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação. Ferramentas Digitais. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm transformado o ambiente escolar, propiciando mais interação, além de uma série de avanços, principalmente no período pandêmico da COVID 19. No entanto, para algumas disciplinas, como a Educação Física, a docência tornou-se um pouco mais desafiadora em um contexto de decretos e protocolos de contingências, delimitados pelo isolamento e/ou distanciamento social. Isto posto, o objetivo do presente texto é apresentar o relato de experiência de uma prática pedagógica, que foi realizada por meio da coleta de dados de produções digitais de cartazes sobre os tipos de esportes, nas aulas de educação física, para turmas do Ensino Fundamental, através da plataforma de edição Canva. Concluiu-se que os desafios em relação à educação física escolar são inúmeros, mas observou-se que o uso das TICs pode ser um caminho a trilhar, considerando-se os ganhos de literacia digital, tanto dos alunos quantos dos professores, até porque não há como retroceder no tempo ou pará-lo.

Biografia do Autor

Lucas Souza Santos, Universidade Feevale

[1] Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE), Especialista em Educação Básica e Profissional (IFRS). Graduado em Educação Física. É professor de Educação Física. 

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE).  Mestra em Letras (FEEVALE). Esp. em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNILASALLE); Graduada em Letras (FEEVALE) e em Pedagogia (UNINTER). É psicopedagoga e pesquisadora voluntária (FEEVALE).

Ana Teresinha Elicker, Universidade Feevale

Mestre Ensino de Matemáticas (UFRGS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). E Pós Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (USP). Professora de Matemática Licenciada (UFRGS).

Aline Silva de Bona, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestre Ensino de Matemáticas (UFRGS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). E Pós Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (USP). Professora de Matemática Licenciada (UFRGS).

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras (PUC/RS). Mestra em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Esp. em Linguística do Texto (UNISINOS). Esp. em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia (METROPOLITANA). É coordenadora do Ppg em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Bolsistas Produtividade em Pesquisa II- CNPq.

Referências

BETTI, Mauro. Imagens e ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. In: Movimento, v. 12, n. 2, maio/agosto, p. 95-120. 2006.

BETTI, Mauro; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, jan/dez. 2002.

BETTI, Mauro. A Janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO NA UNIPAMPA. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, p. 1025-1036, ago. 2015. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2022. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.53778.

BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Anais XVI CONBRACE. Salvador, 2009.

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PERMEADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pensar a Prática, 10(2), 123–138. 2007.

CAMILO, Rodrigo Cordeiro; BETTI, Mauro. Multiplicação E Convergência Das Mídias: Desafios Para a Educação Física Escolar. Motrivivência - Revista De Educação Física, Esporte E Lazer, 34 (2010).

CHAVES, Paula Nunes; BARROS, Joyce Mariana Alves; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira; COSTA, Ana Luiza Silva; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência. 27. 150. 2015.

CARDOZO, Cleiton de Morais; BIANCHI, Paula. Educação física escolar e mídia: relato de experiência. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 5, 2020. DOI: 10.23899/relacult.v6i5.1885. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1885. Acesso em: 16 fev. 2022.

COSTA, Alan Queiroz da. Jogos Digitais na Educação como conteúdo: possibilidades de intervenções integradoras. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – Proceedings of SBGames. 2016a.

COSTA, Alan Queiroz da. Literacias de mídia e informação, jogos digitais e educação física: aproximando relações e discutindo possibilidades. III Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física; VI Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; a Pós-Graduação na Educação Física e a Educação Básica Brasileira. ESEFID - UFRGS. Porto Alegre - RS. 2016b.

COSTA, Alan Queiroz da. Discutindo Comunicação, Esporte e Educação Física: contribuições a partir dos estudos das Literacias Digitais (LDs). In: XXXV III Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 4 a 7 de setembro de 2015: Comunicação e Cidade Espetáculo, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS do XXXV III Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 4 a 7 de setembro de 2015: Comunicação e Cidade Espetáculo. São Paulo: INTERCOM, 2015. v. 1.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Entre os filhos e órfãos da cibercultura: revisitando a noção de nativos digitais. Revista Observatório. v. 4, janeiro - Março, 2018.

CRUZ JUNIOR, Gilson. “Ver o que temos diante do nariz requer uma luta constante": a pós-verdade como desafio à educação na era digital. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP v.23 n.1 p. 273-290 jan. /mar. 2021.

ELICKER, Ana. Textos digitais multimodais de forma colaborativa entre os alunos. In: Base Nacional Comum Curricular, BNCC, 2018.

ELICKER, Ana; BARBOSA, Débora. Literacia digital. Primeira edição. Editora Cirkula. Porto Alegre, 2021.

FCT (2020) Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Inclusão, Acessibilidade e Literacia Digitais. Disponível em: https://www.fct.pt/dsi/inclusaoacessibilidadeliteraciadigitais/enild . Acesso em: 07/05/21

GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; SILVA, Ana Paula Salles da; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar. Políticas de Educação, Internacionalização e Formação de Professores. v. 12 n. 28 (2020):

GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 9-24, set. 2009.

GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 10-21, mar. 2010.

HOQUET, Thierry. Filosofia ciborgue, pensar contra os dualismos. São Paulo: Editora Perpectiva, 2019.

LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Educar em Revista [online]. 2016, v. 00, n. 59 [Acessado 15 Fevereiro 2022] , pp. 277-290. Disponível em: .

MORISSO, Maríndia Mattos; VARGAS, Tairone Girardon de; MALLMANN, Elena Maria. A integração das tecnologias educacionais nas aulas de Educação Física do ensino médio de uma escola pública: resultados de uma pesquisa-ação. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver. Manifesta para mudar a educação. Trad. Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar, 1921- A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NARDON, Tiago Aparecido; GONZALEZ, Fernando Jaime. Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58147. Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147.

SEIBEL, Diego Augusto; ISSE, Silvane Fensterseifer. TECNOLOGIAS DIGITAIS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 68–82, 2017. DOI: 10.14295/rds.v19i1.7222. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7222. Acesso em: 15 fev. 2022.

SILVEIRA, Juliano; BRÜGGEMANN, ngelo Luiz; BIANCHI, Paula. Formação de professores de educação física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, v. 31, n. 57, p. 1-19, jan./ mar., 2019.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS. Corpoconsciência, 20(3), 68-76, 2017. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4525

TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões; FERREIRA, Aline Fernanda; DARIDO, Suraya Cristina. Formação Continuada para o uso das Tecnologias da Informação e comunicação-TICs: um estudo com professores de Educação Física de Fortaleza. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, p. 54-72, jan./jun. 2017.

WOLF, Maryanne. O Cérebro no mundo digital. Os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Editora Contexto, 2019.
Publicado
2024-01-22