MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PORTAL DA CAPES: O QUE SE MOSTRA A RESPEITO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?

Palavras-chave: Educação. Inovação Pedagógica. Produção Científica CAPES.

Resumo

O artigo tem por escopo apresentar a análise da produção científica de pesquisas a respeito da inovação pedagógica. O estudo de abordagem qualitativa, de fonte bibliográfica, utilizou a base de Catálogo de Teses e Dissertações do portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, de acordo com descritores-filtros nos periódicos do período de 2017-2021. Para análise de dados usamos Análise Textual Discursiva, emergindo quatro categorias: inovação na ação pedagógica; espaço-ambiente formativo inovador; inovação no currículo e políticas educacionais. Resultados apontam que grande parte dos trabalhos não apresentaram concepção de inovação, sendo que as experiências inovadoras educacionais não estão atreladas à TICD. Ademais, pensar outros espaços-tempos de formação e práticas pedagógicas podem romper com o território que conhecemos de apenas assistir às aulas, mas insurgir os muros da escola e da universidade pode se constituir em oportunidade de trocas, um trabalho entre pares, redes e intercâmbios.

Biografia do Autor

Helenara Plaszewski, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra (UFPel).  Especialista em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Graduada em Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).  Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação - Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).Graduada em Letras pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

ALVES, Rejane de Oliveira; MUNIZ, Cristiano Alberto. Inéditos-viáveis na formação continuada de educadoras matemáticas. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 1, pp. 75-92. Disponibilidade em: . Epub 25 Abr 2019. Acesso em: 20 nov.2021.

BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. Editora: Cortez, São Paulo, 2011.

BARRERA, Tathyana. Gouvea. Da Silva. O Movimento Brasileiro de Renovação Educacional no início do século XXI. 2016. 274f.Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 751, de 21 de julho de 2015. Institui Grupo de Trabalho responsável pela orientação e acompanhamento da Iniciativa para Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação. 2015. Disponibilidade em: Acesso em: 15 de mar. 2022

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. 2. ed. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CAVALLO, David. et al. Inovação e Criatividade na Educação Básica: dos conceitos
ao ecossistema. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 24, Número 2, 2016. Disponibilidade emAcesso em: 15 mar. 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Disponibilidade em: . Acesso em: 17 out. 2021.

CUNHA, Maria Isabel. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, USP, 2008. Disponibilidade em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do currículo. São Paulo:
Cortez, 2011.

MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.8, n.14, p. 197-202, set.2003-fev.2004.

SOBRENOME AUTORA, Nome; SOBRENOME AUTORA, Nome. Título. Anais . XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa-PB, 2017, p.xxxx-xxxx. Disponibilidade em: . Acesso em: 27 set. 2021

MORAES, R. GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência & Educação. V.12, n.1, 2006, p.117-128.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NÓVOA, A. Inovação para o sucesso educativo escolar. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Porto Alegre, Porto, n. 6, 1988. p. 5-9.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. Lisboa: Afrontamento, 1995.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

SINGER, Helena. Novos Movimentos Sociais no Brasil e em Portugal -
Educação Inovadora e a Vida nas Cidades. Novos Movimentos Sociais no Brasil.
Educação Inovadora. 2019.

SINGER, Helena. A inovação que vale a pena começa nas pessoas. Entrevista
em 08 de dezembro de 2015. Disponibilidade em: Acesso em: 17 dez. 2021.

SOARES, Patricia Gavião. A inovação pedagógica na Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa e Ciências da Natureza numa perspectiva interdisciplinar. 130f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pampa. Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2021.

VASCONCELOS, Celso dos S. Inovação pedagógica: contribuições para uma perspectiva crítica. In: Título. Autora, Autora. (orgs). São Paulo: Pimenta Cultural, ano. p.xx-xx

VEIGA, llma P. Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação
regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281,
dezembro de 2003. Disponibilidade em Acesso em: 25 fev. 2021.
Publicado
2023-12-12