O MÉTODO CURRERE E AS SUBJETIVIDADES NO CURRÍCULO: CONVERSAS A PARTIR DE WILLIAN PINAR

Palavras-chave: Currículo. Método Currere. Subjetividades.

Resumo

O propósito deste texto, escrito por duas pesquisadoras na área de Currículo e Formação de Professores é o de dar visibilidade aos resultados de investigação realizada no âmbito de um Mestrado em Educação pela autora e orientada pela coautora. O estudo se propôs compreender como o currículo em uma escola da zona rural de um município baiano vem sendo concebido a partir de narrativas de suas educadoras. O método currere criado por William Pinar, opção metodológica da pesquisa, se constitui em quatro momentos: regressivo, progressivo, analítico e sintético, que se articulam temporal e cognitivamente, em uma perspectiva autobiográfica, com vistas à valorização das experiências docentes que compõem o currículo. O desenvolvimento das fases do currere, por envolver as subjetividades, conduziu a uma aproximação com a Filosofia e com a Psicanálise para atrelar suas formulações sobre laço social nas discussões sobre autobiografia e currículo na perspectiva da reconstrução de subjetividades.

Biografia do Autor

Sara Betania de Souza Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Faculdade de Educação (FACED). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP). É Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Feira de Santana/BA. Seu trabalho está focado na área de educação, currículo, narrativas e formação de professores.

Maria Roseli G. B. de Sá, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED-UFBA com Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular UMinho, Pt. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e nos programas de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (MPED). Líder do Grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP), com pesquisas e publicações sobre currículo, formação de professores, narrativas, pedagogia e mestrado profissional. Atuou na vice-coordenação (2013-2016) e coordenação (2016-2017) do MPED-UFBA. Comitê editorial dos periódicos: Revista Plurais (UNEB), Entreideias (UFBA) e Recculti (UNESP).

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Publicado
2022-09-06