DIALOGICIDADE E ANTIDIALOGICIDADE ENTRE SUJEITOS DEFICIENTES E NÃO DEFICIENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE BELÉM-PA

Palavras-chave: Dialogicidade. Antidialogicidade. Espaço Escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações dialógicas e antidialógicas entre sujeitos com e sem deficiência em uma escola pública da periferia de Belém-PA. A questão problema é: quais tipos de relações ocorrem entre sujeitos com e sem deficiência? O referencial teórico da pesquisa se constitui a partir das formulações de Paulo Freire. É uma pesquisa de campo que tem por base a perspectiva dialógica. Os sujeitos da pesquisa são dois educandos (as) com deficiência, dois sem deficiência e duas educadoras. As técnicas de pesquisa foram: entrevista semiestruturada e anotações das observações em um diário de campo. Os resultados indicam que embora seja uma escola pública de periferia marcada por várias formas de exclusão e práticas antidialógicas, ocorrem ações pedagógicas que germinam uma concepção de educação dialógica para reconhecer e valorizar as diferenças no espaço escolar.

Biografia do Autor

Ronielson Santos das Mercês, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Roraima. 

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Pós-doutor em educação pela PUC RJ. Doutor em Educação. Mestre em Letras Linguística pela UFPA. Especialista em Linguística aplicada o ensino-aprendizagem do Português pela UFPA  e graduado em Letras pela UFPA. Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará, atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UEPA).

Referências

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FLEURI, Reinaldo Matias. A questão da diferença para além da diversidade na Educação: Para além da diversidade. In: FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e Formação de Educadores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018. p. 71-103.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. PUGENS, Natália de Borba. A perspectiva da alteridade na Educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 23, n. 1, p. 179-197, jan/abr. 2018. Disponibilidade em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5541/pdf. Acesso em: 02 ago. 2019.

HEIDMANN, Ivonete Terezinha. DALMONI, Indiara Sartori. RUMOR, Pamela Fernandes. CYPRIANO, Camilla Costa. COSTA Maria Fernanda, DURAND. Michelle Kuntz. Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto Contexto Enferm. Epub. Vol. 26, n. 4, 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.

KRAMER, Sonia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com diversidade e hierarquia e poder na pesquisa em ciências humanas. In: KRAMER, Sonia. Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. 1 ed. Curitiba: CRV, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. MOTA NETO, João Colares da. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens Teóricas e Construções Metodológicas na Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2011, v. 1, p. 167- 186.

TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Publicado
2022-09-06