A ESCOLA COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADES E A CONFORMAÇÃO DOS SUJEITOS: AS AÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL, NO IFRS-CAMPUS IBIRUBÁ, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Escola. Sociabilidade. Pandemia Covid-19. Grêmio Estudantil.

Resumo

Parte-se do entendimento da escola como um espaço de produção de laços sociais que, afetada pela pandemia da Covid-19, permitiu e impôs aos estudantes reflexões sobre o papel social dela em suas vidas e formações. Dessa forma, busca-se analisar as ações desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil do IFRS-Campus Ibirubá diante dos limites e da possibilidade de retorno às aulas presenciais no final do ano letivo de 2021. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, adota-se como metodologia a análise documental, a pesquisa bibliográfica e uma entrevista com a representante do Grêmio Estudantil. Como resultados, ressalta-se a compreensão dos estudantes no fortalecimento do movimento estudantil, a exposição de suas inquietações sobre os processos participativos dentro da escola e a consolidação dos modos de organização estudantil.

Biografia do Autor

Danielle Rezera, Unifesp

Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade do Grande ABC, e Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho. Mestre em História Econômica pela FFLCH, da Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. 

Izac Belchior, UFPel

Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. 

Raquel Viana dos Anjos, UFPB

Graduada em Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado
2022-08-29