O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA CONTEXTUAL AO CURSO TÉCNICO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA NO IFS

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Contextualização. Ensino Médio Integrado.

Resumo

A metodologia interdisciplinar surge como forma de superação da disciplinaridade e da fragmentação do conhecimento, direcionando para práticas didático-pedagógicas e metodológicas que integrem conteúdos e disciplinas, de modo a contextualizá-los, aliando a formação acadêmica à profissional. Assim, considerando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na perspectiva do ensino integrado, o presente artigo partiu de um estudo de caso, através de pesquisa aplicada e qualitativa, contextualizada ao Curso Técnico de Ensino Médio Integrado (EMI) em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com vistas à construção de dissertação e de produto educacional, em Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou-se compreender potencialidades pedagógicas para elaboração de atividades com a Língua Portuguesa através da prática interdisciplinar. Dada a constatação de distanciamento entre as disciplinas de formação geral e as disciplinas técnicas/tecnológicas, concluiu-se que as práticas interdisciplinares ocorrem de maneira muito inabitual, desconsiderando o contexto do eletrotécnico em formação.

Biografia do Autor

Priscila Morgana Bezerra de Oliveira Mendonça, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Especialista em Letras pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Técnica administrativa no IFS. 

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Sergipe (UFS), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file

. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

________. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: ________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em:
. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação. Documento de área 2013. 2013. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf

. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466/ 2012. Disponível em : https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº510/2016.Disponível em : http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e Escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1995.

_________________________. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia? 6 ed. São Paulo: Loyola, 2011.

_________________________ . O que é Interdisciplinaridade ? São Paulo : Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. [tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. São Paulo, Cortez & Moraes. 1979. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Paulo%20Freire%20%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_pp.5-19.pdf

______________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed.São Paulo: Ática, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
_________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA,2008.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Ano 23, Vol. 2. 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 12ª ed. São Paulo, Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
______________ . Um festival de incertezas. 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599773-um-festival-de-incerteza-artigo-de-edgar-morin

ORLANDI. Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 4ª ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999.
____________________. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2003.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado á educação profissional. In: O Ensino Médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba, SEED/PR: 2008.
_________________________. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria.; RAMOS, Marise.; (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.107-128.
RUIZ, A. I. Ensino médio, educação profissional: Outros caminhos para a mudança. Revista Retratos da Escola, 2010, p.341-352.
RUIZ, L., Motta, L., Bruno, D., Demonte, F., Tufró, L. (2014). Producción de materiales de comunicación y educación popular. Buenos Aires: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
Publicado
2023-02-06