CONTEXTOS DOS GOVERNOS NEOLIBERAIS: DES(CAMINHOS) DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Tecnologia da Educação. Neoliberalismo. Políticas Públicas. Educação Básica.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetiva apresentar a trajetória da política neoliberal desde o liberalismo clássico até sua influência nas políticas públicas em torno da tecnologia da educação. O momento atual suscitou o tema que traz à tona o debate sobre a importância das tecnologias na Educação Básica. Observamos que a história das tecnologias da educação é marcada por avanços e retrocessos, fato característico da política de descontinuidade dos governos neoliberais. Para tanto, é urgente a implementação de ações de inovação em tecnologia nos ambientes escolares, a fim de oferecer o acesso a todos os estudantes. Verificamos, ainda, que novas pesquisas são necessárias para um melhor aprofundamento da problemática, que é mais um reflexo do Estado mínimo, de Adam Smith, um dos autores estudados neste artigo.

Biografia do Autor

Gisele Soncini Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia (pela UEM), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Atualmente é Professora Mediadora na Universidade Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar) e professora na Rede Municipal da cidade de Maringá. 

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC)

Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (pela UNIPAR), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Atualmente é Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Umuarama no Paraná. 

Maria Luisa Furlan Costa, Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990).  Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. 

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Publicado
2022-09-06