POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO INFANTIS NO DISTRITO FEDERAL DE 1990-2020
Resumo
Refletir sobre políticas educacionais, formação de professores e os processos de alfabetização e letramento infantil pensadas e instituídas no Distrito Federal da década de 1990 a 2020 é de fundamental importância para compreender os avanços, bem como os limites e as possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem, considerando que o “domínio da língua escrita tem sido reconhecido na sociedade contemporânea como uma dimensão importante do desenvolvimento humano e da participação social dos sujeitos, sejam eles crianças, jovens ou adultos” (QUEIROZ, SCHANEIDER, MACIEL, 2021, p. 46). A metodologia utilizada foi a qualitatativa com abordagem de história oral. Os resultados evidenciaram que a SEEDF tem buscando recursos para oferecer um processo de alfabetização e letramento com qualidade, mas não tem atingido seus objetivos. Para tal, sugere-se que é preciso investir na formação continuada dos professores, cosiderando que o Curso de Pedagogia tem deixado lacunas na formação inicial.
Referências
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