TRABALHANDO COM DISCENTES COM IMPEDIMENTO AUDITIVO SOBRE O TEMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A Educação Ambiental é uma dimensão da prática da educação, sendo interdisciplinar, voltada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de participação ativa da sociedade. Assim este trabalho objetivou realizar uma conscientização ambiental com discentes com impedimentos auditivos, na língua brasileira de sinais, para que a conservação do meio ambiente e comportamentos ambientalmente corretos sejam estimulados. Utilizamos um método intervencionista e qualitativo através do lúdico, assim desenvolvemos uma aula em forma de jogo. Aplicamos um questionário a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos discentes e compará-los com os conhecimentos adquiridos posteriormente à atividade. Como resultado obtido percebe-se que os discentes apresentaram um conceito limitado de meio ambiente que se reproduz na sociedade em que vivemos, que se modificou após a aula-jogo. Concluímos que os jogos criados para a transmissão de conteúdos ambientais se mostraram eficientes na perspectiva da inclusão.
Referências
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009. https://bit.ly/37939qr
CASTILLA, Juan Carlos. Tragedia de los recursos de uso común y ética ambiental individual responsable frente al calentamiento global. Acta bioethica, 2015, 21.1: 65-71. http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2015000100009
EÇA, Teresa Torres Pereira de. Educação através da arte para um futuro sustentável. Cadernos Cedes, 2010, 30: 13-25. https://bit.ly/3n6ztmC
EDGAR. Emission Database for Global Atmospheric Research https://bit.ly/3krJUiy
FERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas; BRAZ, Ruth Maria Mariani; DE FARIAS MELO, Isabel Cristina Nonato. FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos. Conhecimento & Diversidade, 2020, 12.26: 116-136. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6780
GODOI, Tayra Cássia Monteiro; REIS, Isabel Manhães; FIORINI, Murilo Pires. Educação ambiental: jogos educativos na inclusão socioambiental. XI Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação–Universidade do Vale do Paraíba, 2007, 3040-3042. https://bit.ly/3wz2AC9
GUIMARÃES, Roberto; FONTOURA, Yuna. Desenvolvimento sustentável na Rio+ 20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. Cadernos Ebape. BR, 2012, 10: 508-532.
https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000300004
HARDIN, Garrett. Extensions of “The tragedy of the commons”. Science, 1998, 280.5364: 682-683. https://bit.ly/3opjnUC
IPCC. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change Core Writing Team, Pachauri, R. K. and Reisinger, A. (Eds.) IPCC, Geneva, Switzerland. 2007, 104 p. https://bit.ly/3HceMNP
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, 2003, 189-206. https://bit.ly/3C6RmpA
MARIANI BRAZ, Ruth Maria. Libras -A construção e a divulgação dos conceitos científicos sobre o ensino de ciências e biotecnologia: integração internacional de um dicionário científico online. 2014. (Doctoral dissertation, Tese de doutorado), Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense). https://bit.ly/3exIPmo
MIRAILH, Sarah; MARIANI, Ruth Maria, LETA, Fabiana Rodrigues. Mapeamento dos Aplicativos para ensino de Libras. https://bit.ly/3bZAGWj
NASA. Global Climate Change, Vital Signs of the Planet. 2016. https://go.nasa.gov/3kqIuoJ
OSTROM, E. Reformulating the commons. Ambiente & Sociedade, 2002, V (10), p. 1-21. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100002
PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e sociedade, 1998, 7: 19-31. https://bit.ly/3kMydUb
RAMOS, Elisabeth Christmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar em Revista, 2001, 201-218. https://doi.org/10.1590/0104-4060.240
RAMOS, Maria Angélica Barreto; VIANA, Samuel; SANTO, Elias Bernard do Espírito Mudanças Climáticas. In: Silva, C. R. Geo diversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. CPRM, Rio de Janeiro, 2008, p. 1-264. https://bit.ly/30exOC9
ESTENSSORO SAAVEDRA, J. Fernando. Antecedentes para una historia del debate político en torno al medio ambiente: la primera socialización de la idea de crisis ambiental (1945-1972). Universum (Talca), 2007, 22.2: 88-107. https://bit.ly/2YAA46q
DA COSTA SILVA, Danielle Mesquita; GRILLO, Margareth. A utilização de jogos educativos como instrumento de educação ambiental: o caso Reserva Ecológica de Gurjaú (PE). Revista Contrapontos, 2008, 8.2: 229-238. https://bit.ly/2YzObJa
UNITED NATIONS. Conference of the Parties (COP21). Adoption of the Paris Agreement. 2015. https://bit.ly/3Dii6oc
ZABALA, Ildebrando; GARCÍA, Margarita. Historia de la Educación Ambiental desde su discusión y análisis en los congresos internacionales. Revista de investigación, 2008, 32.63: 201-218. https://bit.ly/30hDhbO
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).