EDITORIAL
Resumo
Em meados do 2021, tomamos a iniciativa de provocar a comunidade acadêmica da Educação Física com uma chamada para a submissão de artigos que discutissem a formação docente em nossa área de conhecimento, focalizando, especificamente, o papel do Estágio Supervisionado nesse processo de tornar-se professor de Educação Física.
O debate sobre formação e sobre Estágio Supervisionado não se constitui como uma novidade no campo da Educação Física, mas ganha contornos de relevo em decorrência das novas transformações pelas quais os currículos de formação inicial e os escolares vêm enfrentando. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (Resolução CNE nº 06/2018) e da Base Nacional Comum de Formação de Professores (Resolução CNE nº 02/2019), temos observado, com preocupação, os impactos que essas exigências legais de reformulação das atividades pedagógicas nas universidades e nas escolas trazem para a organização das experiências teórico-práticas nesses dois lócus de produção do conhecimento e de vivências e para a atuação profissional no/do magistério.
Referências
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).