EDITORIAL

Resumo

 

            Em meados do 2021, tomamos a iniciativa de provocar a comunidade acadêmica da Educação Física com uma chamada para a submissão de artigos que discutissem a formação docente em nossa área de conhecimento, focalizando, especificamente, o papel do Estágio Supervisionado nesse processo de tornar-se professor de Educação Física.

            O debate sobre formação e sobre Estágio Supervisionado não se constitui como uma novidade no campo da Educação Física, mas ganha contornos de relevo em decorrência das novas transformações pelas quais os currículos de formação inicial e os escolares vêm enfrentando. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (Resolução CNE nº 06/2018) e da Base Nacional Comum de Formação de Professores (Resolução CNE nº 02/2019), temos observado, com preocupação, os impactos que essas exigências legais de reformulação das atividades pedagógicas nas universidades e nas escolas trazem para a organização das experiências teórico-práticas nesses dois lócus de produção do conhecimento e de vivências e para a atuação profissional no/do magistério.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF); Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), desde 2021, tendo sido integrante do Comitê Científico do GTT Escola do CBCE entre 2019 e 2021. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020).

Marciel Barcelos , Universidade Federal do Tocantins

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF). É professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotado no Campus Universitário de Miracema e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - (PPGE/UFT). Atualmente está vinculado ao colegiado de Educação Física, responsável pelas disciplinas de estágio supervisionado da educação física no ensino fundamental II, Cultura afro-brasileira e indígena e Lutas. Desenvolve pesquisas sobre educação da infância; avaliação para aprendizagem, currículo; história da educação física; organização do trabalho pedagógico em educação física e culturas escolares.

 

Mayrhon José Abrantes Farias , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor e mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB). Especialista em Educação Integral e Licenciado Pleno em Educação Física (com núcleo de aprofundamento curricular em Lazer), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente realiza estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da UnB (linha de Estudos comparados em Educação), atuando como pesquisador colaborador. É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/ Tocantinópolis), o qual é coordenador de Estágio Supervisionado. É vice-líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT) e do IMAGEM - Grupo de Estudo sobre Corpo e Educação (FEF/UnB). Compõe o comitê científico ampliado do GTT Corpo e cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas socioculturais e pedagógicas na Educação física, com ênfase em Educação Física Escolar, Estágio Curricular Supervisionado, Corpo e movimento na Infância e Metodologias de ensino das lutas.

Referências

.
Publicado
2022-04-08