GRUPO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA MATERIALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: Processos Grupais. Educação. Tecnologia.

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência de docentes na educação básica, técnica e superior sobre o uso do grupo do WhatsApp como instrumento didático-pedagógico para a materialização do trabalho docente no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19 de 2020-2021 em quatro instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência (RE). Elegeu-se como instrumento de pesquisa o diário de bordo de quatro docentes. Analisou-se os dados narrativos apoiados na técnica de análise de conteúdo, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). O uso de grupos de WhatsApp possibilitou interações, compartilhamentos, discussões, favorecendo esclarecimentos e retirada de dúvidas, por meio de um espaço colaborativo e cooperativo no ensino fundamental, médio, técnico e superior. A utilização de TDIC na área da educação tem potencializado o processo de ensino e aprendizagem, sendo o WhatsApp um desses instrumentos didático-pedagógico para materialização do trabalho docente. 

Biografia do Autor

Marttem Costa de Santana, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)

Doutor em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Enfermeiro. Filósofo. Pedagogo. Docente do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica (USP). Psicóloga. Docente da Universidade Federal de Uberlândia(UFU).

Jailda Nonato dos Santos Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestranda em Engenharia Biomédica (Universidade Brasil). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Cidade de São Paulo). Engenheira Ambiental. Docente.

Lúcia Beatriz Ott Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Uruguaiana)

Doutoranda em Educação e Ciências (UNIPAMPA – Uruguaiana). Mestra em Ciência e Tecnologia da Educação (IFSul/CAVG). Bióloga. Advogada. Docente em Ciências pela rede Municipal de Pelotas e Rio Grande/RS.

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Publicado
2023-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência