CURRÍCULOS EMPREENDEDORES: A POLÍTICA DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA - PEE (2016-2026) E A TENTATIVA DE MERCANTILIZAÇÃO DO SOCIAL
Resumo
O objetivo desse texto é trazer uma análise das influencias das redes políticas de governança na política do Plano Estadual de Educação da Bahia - PEE (2016-2026). O PEE-BA, diante de tais interferências, parece funcionar como ferramenta neoliberal na produção de currículos mercantilizados alinhados aos princípios mercadológicos. Nesse sentido, questiona-se: de que forma o Plano Estadual de Educação da Bahia tem operado no esforço de orientar e fazer cumprir currículos supostamente ajustados aos princípios neoliberais e às disciplinas de mercado? Argumenta-se que ele apresenta diretrizes que atendem às demandas do setor econômico. Como possibilidade metodológica para viabilizar a discussão, é utilizada a noção de redes políticas em Ball (2014). Os resultados revelaram que o PEE da Bahia é performático, e objetiva currículos empreendedores capazes de formar capital humano; trabalhadores qualificados e eficientes para atuarem no mundo do trabalho.
Referências
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