O ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO NA ESCOLA E O ENFRENTAMENTO AO SUICÍDIO DE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO DO IFPA CAMPUS BREVES

  • Lívia Karlene Pereira Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Palavras-chave: Acolhimento Psicológico. Assistência Estudantil. Suicídio de Adolescentes.

Resumo

Nesta pesquisa, de modo particular, coloca-se a escola como ambiente propulsor do enfrentamento aos casos de suicídios na adolescência, por considerar que esses sujeitos costumam passar grande parte do seu tempo diário em instituições de ensino. Entendemos que a escola é de fundamental importância na prevenção e identificação de fatores de risco de suicídio na adolescência. O objetivo do estudo é investigar as contribuições do Serviço de Acolhimento Psicológico ofertado aos discentes do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Breves/PA, arquipélago do Marajó, para o enfretamento ao suicídio de adolescentes, utilizando-se de pesquisa qualitativa com aplicação de questionário semiestruturado aos discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A partir dos dados coletados, realizou-se uma análise do Serviço de Acolhimento Psicológico do Instituto Federal do Pará – Campus Breves, evidenciando-se o trabalho do Setor Psicopedagógico ofertado aos discentes e sua possível relação com o efetivo enfrentamento ao suicídio de adolescentes no município em questão.

Biografia do Autor

Lívia Karlene Pereira Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Faculdade Alfa América, Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará. Atualmente é professora de língua portuguesa no ensino fundamental maior, na Secretaria Municipal de Educação de Breves.

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Publicado
2022-09-06