ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - FCC
Resumo
Moysés Kuhlmann Júnior: Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia da educação, história da infância, circulação de ideias educacionais, educação infantil. Pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde é Editor-Chefe do periódico Cadernos de Pesquisa. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e práticas", coordenando a Linha de Pesquisa "Infância, História e Política". Coordena a página "História da Educação e da Infância", que disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos Chagas. Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina e da Red Internacional de História de la Educación Preescolar, Infantil e Inicial. Bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo o projeto: “Historiografia da Educação e da Infância: evidências e interpretações”.
Referências
AMADO, J. Universo dos brinquedos populares. Cimbra: Quarteto, 2002.
FERNANDES, F.; KUHLMANN JR., M. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146 p.562-585, maio/ago. 2012.
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004, 284p.
JORDANOVA, L. New worlds for children in the eighteenth century: problems
of historical interpretation. History of the Human Sciences, v. 3, p. 69-83, 1990.
KUHLMANN JR., M. Parque Infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, v. 35, n. 77, p. 223-244, set./out. 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68371
KUHLMANN JR., M. O playground e as propostas para a educação das crianças (da Infant School ao Parque Infantil, 1823-1935). Revista Colombiana de Educación, v.1, n.82, 153-174. https://doi.org/10.17227/rce.num82-11383
KUHLMANN JR., M.; FERNANDES, F. Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 693-716, set./dez. 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS03
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).