ALEGRIAS DE QUINTAL – DOCÊNCIA COMPARTILHADA E A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA QUE NASCEU NA ESCOLA
Resumo
O artigo relata a construção de um modelo pedagógico denominado “ALEGRIAS DE QUINTAL”, que atendeu crianças de 4, 5 e 6 anos, em grandes grupos, numa Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da cidade de São Paulo, entre os anos de 2013-2018. O projeto envolveu um capital intelectual reflexivo e coletivo no qual as brincadeiras, as interações entre todas as pessoas da comunidade escolar, a docência compartilhada e a educação interidades eram elementos fundantes, orientadores de todas as práticas desenvolvidas. Para tanto, foi necessário colocar em questão velhos paradigmas de educação e construir um currículo interativo, feito com as crianças todos os dias. Ação e formação ocorriam simultaneamente, resultando no aprimoramento do processo de análise crítica da prática pedagógica e da docência compartilhada. Saberes práticos e teóricos foram desafiados por outros olhares e se agregando, trazendo transformações profundas no modo de fazer e pensar pedagogia para a primeira infância.
Referências
BROUGÈRE,G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO,T.M(org) O brincar e suas teorias . São Paulo: Pioneira, 1998.pp19-32
DURAN,D,G;VIDAL,V. Tutoria entre Iguales. De La Tutoria a La Práctica. Barcelona: Editora Graó: 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo. 25.ed. Janeiro, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho D Água,1997
GANDINI,L ; EDWARDS,C ; FORMAN,G. As cem linguagens da criança:a abordagem Reggio Emilia na educação da primeira infância. Traduzido por Dayse Batista.Porto Alegre: Artmed Editora ,1999.
HUIZINGA, J.Homo Ludens. Madrid: Alianza 1987
KISHIMOTO,T.M.(org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.7ed. São Paulo: Cortez editora, 1996
LARROSA,Bondía Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, núm. 19, jan-abr, 2002,(pp. 20-28)
LEONTIEV, Alexis N. Uma Contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: Vygotsky, L. S., LURIA A. R., LEONTIEV A., N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1989.
OLIVEIRA-FORMOSINHO ,J ; KISHIMOTO,T.(orgs)Formação em Contexto. Uma estratégia de Integração. São Paulo: Thomson 2002
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia (2016). O desenvolvimento profissional praxiológico In CANCIAN, V.A; GALLINA, S.F.S; WESCHENFELDER, N (Org.) Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. SANTA MARIA: UFSM; BRAÍLIA : Ministério da Educação, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. (2007). Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T.M. Kishimoto, & M. Pinazza (Orgs.) Pedagogias(s) da Infância. Dialogando com o passado, construindo o futuro (pp. 13-36). São Paulo: Artmed Editora.
PRADO, Patrícia Dias. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da Educação Infantil. Tese de doutorado, FE-UNICAMP, 2006.
SANTOS, Anna Beatriz Melo. A melhor escola do mundo inteiro...Ou...A escola mais divertida do mundo! São Paulo: 2015, documento mimeografado.
VIGOTSKI,L.S. Obras escogidas. Traduzido por José Maria Bravo. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C, 1991
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).