A BRINCADEIRA DA CAPOEIRA: O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA NA INFÂNCIA POR MEIO DA LUDICIDADE

Palavras-chave: Brincar. Capoeira. Educação. Infância. Ludicidade.

Resumo

Patrimônio imaterial brasileiro e da humanidade, a capoeira, com seu conjunto de saberes e fazeres e, respectivamente, com seus processos pedagógicos específicos, possui uma riqueza singular de possibilidades de aproveitamento nos campos das Artes, da Educação e da Educação Física. Suas características multifacetada e polivalente podem proporcionar interessantes vivências lúdicas de aprendizado por meio de atividades educativas na educação infantil. Este estudo buscou investigar e analisar as possibilidades e benefícios do desenvolvimento da coordenação motora na infância por meio de práxis potencialmente lúdicas que envolvem o brincar da capoeira.

 

Biografia do Autor

Ricardo Martins Porto Lussac, Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor no Programa de Pós-Graduação e da graduação em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado
2022-05-12