VALORES DA CULTURA JAPONESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Cultura Japonesa. Interculturalidade; Brincadeira.

Resumo

O artigo investiga a apropriação da cultura japonesa nas práticas cotidianas de 27 escolas da rede privada de educação infantil, no Estado de São Paulo. A metodologia de pesquisa, na modalidade de investigação qualitativa, incluiu a coleta e análise de documentos das escolas, entrevistas com professores e diretores, fontes bibliográficas que tratam da educação e cultura japonesas, no período de 2015 a 2020. A análise dos valores da cultura japonesa, subsidiada por fontes bibliográficas e observação das práticas nas escolas infantis brasileiras, possibilitou a identificação de exemplos de apropriação da cultura japonesa por crianças sem ascendência japonesa, exceto no brincar, que carrega os valores de cada cultura. Nota-se também a expressão de práticas interculturais, de crianças japonesas e brasileiras, com traços das duas culturas e a manutenção dos valores específicos de cada cultura.

Biografia do Autor

Tizuko Morchida Kishimoto, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora nas áreas da educação infantil, currículos, jogos, brinquedos e brincadeiras e formação de professores da educação infantil. Criou o LABRIMP – Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos; o MEB – Museu da Educação e do Brinquedo e o LUDILIB – Biblioteca digital sobre o brincar. 

Referências

BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______. Esboço de uma teoria da prática: Precedido de Três Estudos de Etnologia. Cabila: Celta Editora, 2002.

______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BROUGÈRE, G. Jouer/Apprendre. Paris: Economica/Anthopos, 2005.

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA JAPONESA DO BRASIL. Evolução das empresas e pessoas físicas associadas. São Paulo: Câmara do Japão, 2020. Disponível em: http://pt.camaradojapao.org.br/pdf/aaa-20-04-13-socios-japoneses-site-def-def.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

CURY, Cintia. Estado tem cerca de 1 milhão de japoneses e descendentes. Portal do Governo, Governo do Estado de São Paulo, 13 fev. 2008. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/estado-tem-cerca-de-1-milhao-de-japoneses-e-descendentes/. Acesso em: 12 jul. 2020.

DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

DE BARRY, T. Preface. In: TSUNODA, R.; DE BARY, W. T.; KEENE. D. (Comp.). Sources of Japanese Tradition. New York: Columbia University Press, 1964. v. 1. p. V-IX.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e Abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DOI, T. Le jeu de d'indulgence. Paris: l’Ariathèque, 1988.

FARIA, A. L. G. de (Org.). Grandes políticas para os pequenos: Educação Infantil. Cadernos Cedes. Campinas, n. 37, 1995.

FUNDAÇÃO JAPÃO. Mapeamento da Situação do Ensino da Língua Japonesa no Brasil (2012). São Paulo: Fundação Japão, 2013.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HENDRY, J. Becoming Japanese: The world of the pre-school child. Manchester: Manchester University Press, 1986.

HENRIOT, Jacques. Sous couleur de jouer: la métaphore ludique. Paris: José Corti, 1989.

IZUMI-TAYLOR, S. Sunao (Cooperative) Children. How Japanese Teachers Nurture Autonomy. Young Children, v. 63, n. 3, p. 76-79, may 2008.

IZUMI-TAYLOR, S.; ITO, Y. Japanese preschoolers rule the classroom through play. In: ROOPNARINE, L. L. et al. International Perspectives on Children's Play. New York: Open University Press, 2015. p. 134-145.

JAMES, A. Agency. In: QVORTRUP, J.; CORSARO, W.; HONIG, M.-S. (Ed.).

The Palgrave Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave/Macmillan, 2011. p. 34-45.

JAPAN. Hoikusho Hoiku Shinshin. Japan: Japanese Ministry of Labor and Social Welfare, 2008a.

______. Yotien Kyoiku Yoryo. Japan: Japanese Ministry of Education, Culture, Sports, Science & Technology, 2008b.

KATO, H. Popular Deities of Japan. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 4-9.

KATO, S. The Sources of Contemporary Japanese Culture. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 86-90.

KATO, Y. L’éducation préscolaire des enfants de trois à six ans au Japon. In: RAYNA, S.; BROUGÈRE, G. Traditions et innovations dans l’éducation préscolaire: Perspectives internationales. Paris: INRP, 2000. p. 177-202.

KATSUBE, M. The Three Types of Bushido. In: NIPPON STEEL CORPORATION. (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 39-44.

KISHIMOTO, T. M. A educação infantil no Japão. Cadernos CEDES. Campinas, v. 37, p. 23-43, 1995.

______. Brinquedo e brincadeira na educação infantil japonesa: Proposta curricular dos anos 90. Educação & Sociedade, ano 18, n. 60, p. 64-88, dez. 1997.

______. To Accelerate the Teaching or Preserve the Playing: The Experience of Two Countries. In: KISHIMOTO, T. M.; DEMARTINI, Z. B. F. Education and Culture: Brazil and Japan. São Paulo: Edusp, 2012.

______. Early Childhood Education Schools in Brazil: Play and Interculturality. In: HUERTAS-ABRIL, C. A.; GOMÉZ-PARRA, M. H. (Org.). Early Childhood Education from an Intercultural and Bilingual Perspective. Hershey, PA: IGI Global, 2018. p. 202-220.

MILWARD, P. Missionaries’ Views on the Japanese. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 76-85.

MINAMI, H. The Japanese Mind. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 91-95.

OSUMI, K. Religion in Japan. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987a. p. 10-16.

______. Japanese Religion. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987b. p. 96-100.

PEAK, L. Learning to go to school in Japan: The transition from home to preschool life. London: University of California Press, 1991.

QVORTRUP, J. Childhood as a Structural Form. In: QVORTRUP, J.; CORSARO, W.; HONIG, M-S. (Ed.). The Palgrave Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave/Macmillan, 2011. p. 21-33.

ROSEMBERG, F.; CAMPOS, M. M. (Org.). Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo: Cortez; Fundação Carlos Chagas, 1994.

SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA JAPONESA DA AMÉRICA DO SUL 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul – o potencial da sociedade Nikkei, 2017, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Fundação Japão, 2017.

SINGLETON, John. Gambaru: A Japanese cultural theory of learning. In: SHIELDS Jr., James J. (Ed.). Japanese Schooling: Patterns of socialization, equality and political control. Pennsylvania: The Pennsylvanian State University Press, 1993. p. 8-15.

TAKEDA, K. Archetypes of Japanese Culture. In: NIPPON STEEL CORPORATION. (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 170-176.

TANAKA, A. The Meiji Restoration and the Japanese. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 70-75.

TANIZAKI, Junichiro. Em louvor da sombra. Tradução do japonês e notas de Leiko Gotoda. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2017.

TAYLOR, S. et al. Playfulness among Swedish and Japanese Children: A Comparative Study. In: SLUSS, D. J.; JARRETT, O. S. Investigating Play in the 21st Century. Lanham, USA: University Press of America, 2007. p. 135-146. (Play & Culture Studies, v. 7.)

TOBIN, J.; WU, D.; DAVIDSON, D. Preschool in Three Cultures: Japan, China, and the United States. New Haven: Yale University Press, 1987.

TSUNODA, R.; DE BARY, W. T.; KEENE, D. (Comp.). Sources of Japanese Tradition. New York: Columbia University Press, 1958. v. 1.

______. ______. New York: Columbia University Press, 1964. v. 2.

UENO, M. Ensinar valores humanos e o saber fazer: A essência para uma educação de qualidade – Estudo comparado entre Brasil, Itália e Japão. Curitiba: Appris, 2020.

UMEHARA, T. The Constitution of Seventeen Articles and the Spirit of “Wa”. In: NIPPON STEEL CORPORATION (Org.). Essays on Japan from Japan. Japan: Maruzen Co. Ltd., 1987. p. 17-23.

WATANABE, H. Modes de garde et éducation des enfants de moins de trois ans au Japon: In: RAYNA, S.; BROUGÈRE, G. (Coord.). Traditions et innovations dans l'éducation préscolaire: Perspectives Internationales. Paris: INRP, 2000.

______. Culture préscolaire et nouveaux défis au Japon. Revue internationale d’éducation de Sèvres: Qualité, équité et diversité dans le préscolaire. n. 53, p. 55-63, abr. 2010.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural e Industrial, 1975.

Publicado
2022-05-12